economia maranhense

Número de pessoas empregadas cresce no 3º trimestre de 2022

O Maranhão registra 71.816 trabalhadores formais no trimestre, o que equivale a 9,0% do aumento do emprego registrado no Nordeste.

(Foto: Divulgação)

O Brasil registra o crescimento de cerca de 787.765 novos trabalhadores segundo o Cadastro Geral de Pessoas Empregadas (CAGED). No terceiro trimestre do ano, o número de contratações superou o de demissões em todos os setores da economia.

O Nordeste seguiu a mesma linha, com um saldo de 204.072 novos contratados, sendo assim, 25.9% das vagas do Brasil estão na região.

Já o Maranhão registra 71.816 trabalhadores formais no trimestre, o que equivale a 9,0% do aumento do emprego registrado na região nordestina e 2,3% do incremento nacional.  

Todos os setores da economia maranhense registram saldos positivos. A área da construção civil apresenta os maiores resultados no emprego formal de todas as atividades industriais maranhenses, com 62,4%, seguida das indústrias de transformação, com 34,2%.

A indústria maranhense criou 1.637 novos empregos formais nesse trimestre e a nordestina cerca de 64.029 novas vagas. Dessa maneira, fica evidenciada a progressiva retomada do crescimento do emprego formal na economia do Brasil. 

Os segmentos das Indústrias Extrativas, as atividades de Eletricidade e Gás e os serviços de água e esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação demonstram menor contribuição para empregos formais.

Esse resultado provém do Monitoramento do Emprego Formal, que é uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias