Entrevista

Marcelo Medeiros confirma participação no Rally Dakar 2023, na Arábia Saudita

Este é o segundo ano consecutivo que o piloto maranhense participa da competição.

Piloto Marcelo Medeiros. (Foto: Reprodução/Marcos Caldas)

O piloto maranhense Marcelo Medeiros inicia a contagem regressiva para a quinta participação no maior e mais desafiadora prova de off road do mundo. Este é o segundo ano consecutivo que o piloto participa do rally, realizado na Arábia Saudita.

Marcelo Medeiros estará a bordo da Yamaha Raptor 700, sob o número 159.

O 45ª Rali Dakar, que acontece pela quarta vez consecutiva na Arábia Saudita, terá uma prova maior que a edição passada. Estão previstos quase 8.600 de percurso total, sendo aproximadamente 5.000 quilômetros cronometrados em 16 dias de evento.

As etapas terão média de 450 quilômetros por dia e uma preocupação é de reduzir os trechos de deslocamento.

A competição terá início no sábado, 31 de dezembro, e prossegue até 15 de janeiro, partirá de um acampamento às margens do Mar Vermelho e terminará no lado oposto da Península Arábica. A edição do Dakar é a mais dura desde que o rally chegou à Arábia Saudita há quatro anos.

Em 2021, Marcelo Medeiros participou e completou em sexto, sendo sua estreia na Arábia Saudita. O piloto conta também com outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul.

Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos. 

Em entrevista a O Imparcial, o piloto Marcelo Medeiros, falou sobre sua experiência e trajetória no esporte, além da sua expectativa para a próxima competição que irá acontecer na Arábia Saudita.

O Imparcial: O rally não é um esporte tão conhecido e divulgado no estado do Maranhão. Você poderia nos apresentar o que é o Rally?

Marcelo Medeiros: O rally é uma modalidade que é pouco conhecida pelo fato de andar no meio das trilhas, a visibilidade é muito baixa. Mas durante estes dois últimos anos vem crescendo bastante, alguns organizadores começaram a fazer eventos para atrair mais pilotos de fora. O ano de 2022 foi melhor ano da modalidade no Maranhão, espero que em 2023 cresça ainda mais para gerar economia ao nosso estado.

O Imparcial: Como foi o incio da sua trajetória no rally?

Marcelo Medeiros: Desde criança tinha um mini quadriculo, sempre fui acostumado a andar em fazenda e em trilhas pequenas, porém não tinha idade para iniciar na modalidade – então acabei mudando meu objetivo para o kart, que era possível para a idade que tinha. Comecei em 2000 e ando até hoje, mas quando completei 18 anos tirei a minha carteira de habilitação e voltei ao meu sonho que é praticar o Rally no Brasil. Sendo que meu desejo era competir no Rally do Sertões, maior competição da modalidade em nosso país.

O Imparcial: Quais são suas conquistas na modalidade ?

Marcelo Medeiros: Sou pentacampeão do Rally do Sertões; Rally Jalapão, em Tocantins; Rally RN, em Natal; Rally Baja, no Ceará. Essas conquistas são fruto de muito treino, ninguém chega a lugar nenhum sem dedicação, agora é focar na principal prova do mundo que é o Dakar.

O Imparcial: Qual é sua expectativa para o Rally Dakar 2023?

Marcelo Medeiros: Inicia no dia 31 de dezembro, a competição será na Arábia Saudita, toda nossa estrutura de caminhão, de quadriciclo já está no local – mandamos de navio desde setembro. Junto comigo irão o cozinheiro e o motorista do caminhão e espero trazer o melhor resultado para o Brasil e o Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias