Ident-MA: RG será disponibilizado de forma digital no Maranhão
Aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS.
O Registro Geral (RG), tem passado por significativas atualizações, desde 2018, quando passou a incluir a numeração de outros documentos. Mas, recentemente, a novidade é o RG Digital que, além de prático, garante mais segurança.
“O RG Digital garante que a pessoa tenha acesso a seus documentos por meio do aparelho celular, de forma prática, visto que ela não precisa andar com vários documentos impressos. O que acaba sendo mais seguro, evitando perdas de documentos”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Maranhão (Ident-MA), Fábio Sérgio Viegas Castro.
O governo do Maranhão disponibilizou o RG Digital à população por meio do aplicativo RG Digital MA, do Ident-MA.
O app, que pode ser acessado nas plataformas Android e IOS, é seguro e fácil de manusear. A tecnologia utiliza a biometria facial como prova de vida e um código QR dinâmico para comprovar a legitimidade do documento.
Para utilizar a versão digital do RG, é preciso cadastrar os dados do RG físico no app. A versão digital só é compatível com RG físico emitido a partir de maio do ano de 2019, portanto é necessário verificar o verso do documento. Além disso, só é possível solicitar a versão digital por quem já possui RG físico.
Após download do aplicativo RG Digital MA, basta que o usuário siga as orientações do app, visto que ele é bastante intuitivo.
O usuário deve utilizar a biometria facial como forma de segurança e apontar a câmera do seu celular no QR Code para validar a versão digital. Todos esses passos são realizados para comprovar a legitimidade do documento.
O aplicativo garante mais segurança para o cidadão, pois o usuário só consegue acessar o seu documento se realizar uma verificação com biometria facial, o que permitirá a validação eletrônica através de altos padrões de tecnologia.
O Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), foi o quinto estado a disponibilizar o RG Digital, depois de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Piauí.
A versão digital do documento está em fase de implantação nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.