CUIDADOS

Entenda a importância de investir no aprendizado de inteligência emocional

Empresas que não sabem como desenvolver inteligência emocional enfrentam mais conflitos interpessoais e performam mal ficando menos competitivas.

A inteligência emocional passou a ser valorizada na cultura das empresas e na personalidade dos colaboradores. (Foto: Divulgação)

Somos o resultado da grande transformação que o mundo passou com a pandemia. Desse período caótico muitas necessidades surgiram e habilidades também.

A inteligência emocional passou a ser valorizada na cultura das empresas e na personalidade dos colaboradores.

A psicóloga do Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), Ana Sanyele C. Souza, observa que a maior parte da vida se passa realizando atividades profissionais e que por se tratar de algo que ocupa um espaço significativo na existência humana, é necessário saber lidar da melhor maneira possível com tudo que está envolvido nessas atividades.

“Por isso ter inteligência emocional no trabalho é tão importante. Só assim conseguiremos resultados positivos.Não é um processo fácil. Na verdade, se trata de uma trilha de aprendizado que tem como consequência, nos tornar mais confiantes, saudáveis e até felizes.”, diz.    

A inteligência emocional, de maneira simples, é a capacidade de administrar emoções e fazer escolhas conscientes para atingir um objetivo. Ela pode contribuir positivamente na vida pessoal e profissional das pessoas.    

A coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, considera que nessa época de incertezas e competições exasperadas, em que a tecnologia avançada, a imprevisibilidade, a velocidade e interações são acentuadas, o valor humano passou a ter, nesta nova perspectiva de transformações, um papel estratégico para o ajuste, sobrevivência e expansão das organizações.

“A mudança mercadológica provocou uma nova percepção na visão das empresas no trato com as pessoas”, conclui.    

Os conflitos mais comuns dentro das empresas dizem respeito a problemas de relacionamento e a inteligência emocional impacta diretamente na resolução pacífica e eficaz desses conflitos, segundo Sanyele.   

Atenta ao novo contexto organizacional, a Companhia Maranhense de Gás Natural – GASMAR, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) nesta semana com a temática sobre inteligência emocional e convidou o IEL-MA que participou do evento com a palestra “Inteligência emocional: você no controle”, ministrada pela psicóloga da entidade.   

A assessora de segurança, meio ambiente e saúde da Gasmar,Danielle Silva, explica que o tema foi escolhido por conta das situações a que toda a corporação foi surpreendida com a pandemia.

“Tivemos que lidar com tantos sentimentos, que antes pareciam ‘normalizados’ e controlados, mas que com as pressões do isolamento e do trabalho home office afloraram de muitas formas diferentes”, diz Danielle Silva.

“E algumas pessoas não souberam e ainda não sabem lidar com eles. Foi importante trazer o tema para discussão em um espaço em que falamos sobre prevenção de acidentes. E para que o colaborador possa ter e manter comportamento seguro é necessário estar plenamente no controle de suas emoções”, afirma.   

Durante a palestra a psicóloga apresentou alguns meios para desenvolver a inteligência emocional na cultura da empresa e como habilidade dos colaboradores.

A inteligência emocional é aplicada no trabalho quando o indivíduo consegue não se abalar com uma situação conflituosa, pois sabe e sente que não é pessoal; quando tem segurança em uma tomada de decisão, pois a toma baseada em seus valores e conhecimento técnico, não em emoções intempestivas; quando consegue tornar o clima de trabalho mais leve, mesmo com o estresse do dia a dia.   

“Ao saber usar a inteligência profissional no trabalho, você passa a pensar, sentir e agir de forma responsável, tendo mais qualidade de vida e diversos ganhos na carreira”, afirma Ana Sanyele.

Auxílio especializado   

Trabalhar em parceria com consultorias organizacionais e palestrantes especializados é uma ferramenta útil para melhorar a inteligência emocional das equipes e aumentar o reconhecimento das organizações no mercado.

Empresas e líderes que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores são mais divulgados e reconhecidos.   

No trabalho é preciso saber lidar, de forma positiva, com os prazos, pressões e conflitos, a fim de manter o ambiente harmonioso e saudável. Desenvolver essas habilidades é importante em qualquer âmbito da vida de uma pessoa.    

“A inteligência emocional impacta diretamente na resolução pacífica e eficaz desses conflitos e a autogestão sobre as próprias emoções, por sua vez, auxilia na resolução de conflitos. Nem sempre o gestor consegue identificar crises internas e nesse contexto se faz necessária uma consultoria qualificada”, ressalta a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota.   

O IEL-MA atua na promoção de melhorias no clima organizacional, o que aumenta a satisfação e a produtividade dos funcionários.

Gestores, líderes e empresários interessados nos serviços de consultoria do IEL-MA, podem entrar em contato pelo WhatsApp (98) 9 9210-6531 para outras informações ou, se preferir, podem agendar uma visita do agente de mercado IEL na sua empresa.

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