BICAMPEÃO!

Tuntum derrota o MAC nos pênaltis e conquista a Copa FMF pela segunda vez

Equipe do interior perdeu por 2 a 1 no tempo normal.

Jogadores do Tuntum comemoram o título de bicampeões. (Foto: Reprodução: TEC TV)

Num jogo dramático em que esteve fora da conquista do título até aos 47 minutos da etapa final, quando perdia por 2 a 0, o Tuntum conseguiu diminuir o marcador, levar a decisão para as cobranças de tiros livres direto da marca do pênalti e ser campeão da Copa FMF (Troféu Roberto Fernandes) pelo segundo ano consecutivo.

O jogo foi bastante disputado no Estádio Rafael Seabra onde o Maranhão Atlético Clube esteve muito perto de levantar a taça no placar agregado, mas foi bastante prejudicado devido às expulsões de dois jogadores.

Este detalhe favoreceu a equipe do interior, que mesmo perdendo por 2 a 1 no tempo normal, teve mais competência nas penalidades por 11 a 10, após 14 cobranças para cada lado.

Com o resultado, o Tuntum vai disputar a Copa do Brasil na temporada 2023. No ano passado, o Leão dos Cocais foi eliminado nesta competição pelo Cruzeiro-MG, na segunda fase. Por sua vez, o Maranhão Atlético estará na Série D do Campeonato Brasileiro.


O jogo


O primeiro tempo foi marcado pela visível intenção do Tuntum de segurar a vantagem por ter vencido a primeira partida em São Luís. Assim, a equipe local cometia duras faltas que resultaram na punição de seus jogadores com cartões amarelos.

Com o Maranhão saindo para o ataque embora desorganizado, aos 19 minutos o goleiro Matheus foi obrigado a fazer difícil defesa num chute de Márcio, de fora da área, após boa trama pelo lado de ataque do time maqueano.

O jogo seguiu equilibrado, mas aos 36 minutos, depois de uma cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Fernando disputou com a defesa e na sobra, outro sagueiro (Leone) chutou pelo alto, sem chance de defesa para o goleiro do Tuntum: MAC 1 a 0.

No finalzinho do primeiro tempo, de forma precipitada, o zagueiro Fernando, que já havia recebido cartão amarelo por ter dificultado a saída de bola do goleiro Mateus, agrediu o zagueiro Odilo e foi expulso.

Na volta para a segunda etapa, o Tuntum trocou o atacante Guilherme por Kaki e o MAC colocou Galvão na zaga em lugar do meio de campo Esquerdinha. O time local partiu em busca do empate com chutes de longa distância facilmente defendidos pelo goleiro atleticano Moisés.

A equipe do interior correu em busca do empate, mas tocando a bola sem conseguir entrar na área atleticana. Aos 18 minutos o Maranhão ligou um contra-ataque e após a cobrança de falta por Alexandre, no lado esquerdo, a bola bateu na barreira e sobrou para o atacante Rafael fazer um golaço, de voleio, com a bola entrando no canto alto do goleiro do Tuntum: 2 a 0 , calando a torcida presente ao estádio.

Com um jogador a menos e ganhando o jogo, com chances de conquistar o título no placar agregado, o MAC recuou e o Tuntum foi à frente, mas o goleiro Moisés praticou duas grandes defesas.

Por jogada violenta, o volante Pablo foi expulso aos 43 minutos e os atleticanos ficaram apenas com nove jogadores em campo. Aos 48 minuitos, num cruzamento da esquerda por Kaki, o atacante Cacá subiu para cabecear e fazer 2 a1, levando a decisão para os tiros livres direto da marca do pênalti.


As cobranças


Depois de 14 cobranças, o Tuntum saiu vencedor por 11 a 10. A última bola batida pelo lateral-direito Daniel foi defendida pelo goleiro Matheus Silva, que já havia defendido outras três. No MAC, o goleiro Moisés defendeu duas, que foram cobradas por Kiô e Cacá. Todos os atletas cobraram as penalidades.

A maior chance do Maranhão esteve nos pés do zagueiro Galvão quando o placar estava de 4 a 4, mas bateu fraco e o goleiro praticou a defesa.

O Tuntum foi bicampeão com Matheus Silva: Bruno (Ficha), Maicon, Odilo (Kiô) e André Radija; Patrick (Romilson), Andrei, Yuri (Railson), e Guilherme (káki); Cacá e Felipe Cruz. Técnico: Dejair Ferreira

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias