Copa do Mundo

País de Gales e Estados Unidos estreiam com empate em 1 a 1 pelo Grupo B

Americanos dominam 1º tempo, mas galeses melhoram e empatam no fim.

O atacante Gareth Bale marcou o gol de pênalti e evitou a derrota de País de Gales. (Foto: Reprodução/Nicolas Tucat)

Estados Unidos e País de Gales fizeram uma partida pouco inspirada nesta segunda-feira (21). Porém, o duelo contou com lampejos de emoção, principalmente na reta final. Os norte-americanos venciam por 1 x 0 até os 35 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela de Gareth Bale.

O atacante galês foi derrubado na área e converteu o pênalti que decretou o 1 x 1 e evitou a derrota do país na primeira disputa de Copa do Mundo após 64 anos de ausência.

O resultado frustra os norte-americanos e eleva a moral dos galeses para a sequência da campanha. Tudo bem que o retorno ao Mundial poderia ter vindo com uma vitória, mas, para uma equipe que estava atrás no placar desde os 34 minutos da primeira etapa, a igualdade foi o auge desde a última participação na Copa, em 1958.

Os 10 primeiros minutos de jogo foram de um Estados Unidos muito mais à vontade, enquanto o País de Gales era tímido. A postura retraída dos Dragões abriu espaços para o toque de bola norte-americano.

Nesse ritmo, a primeira boa chance veio pela direita. Weah avançou pela ponta e cruzou para o zagueiro Rodon cabecear contra a própria meta. Sorte que o goleiro Hennessey estava atento e evitou maiores problemas.

A superioridade na posse de bola e na imposição no meio de campo, porém, não surtiram efeito imediato para os Estados Unidos. Os comandados do técnico Gregg Berhalter esbarraram em erros de passe e finalização. Coube ao atacante Weah chamar a responsabilidade novamente.

Aos 34 minutos, o filho de George Weah, melhor jogador do mundo em 1995, recebeu de Pulisic, invadiu a área e chutou na firme na saída do goleiro para abrir a contagem no Ahmad bin Ali Stadium.

Na volta dos vestiários, Gales resolveu dar uma resposta à torcida que cruzou os quase 7.000 de distância entre a terra natal e o Catar. O técnico Robert Page promoveu mudanças na equipe e reorganizou o sistema ofensivo. Os cruzamentos para o grandalhão Kiefer Morre, de 1,95m, eram os principais caminhos para o empate.

Em um minuto, a equipe criou duas chances claras de gol. Primeiro, Ben Davies subiu na área e forçou Turner espalmar para escanteio. Na sequência, Moore subiu mais do que toda a zaga norte-americana e testou rente ao travessão.

A insistência galesa foi recompensada a 10 minutos do fim da partida. Gareth Bale recebeu na área e foi derrubado. O camisa 11 chamou a responsabilidade, foi para a cobrança e evitou a derrota de seu país no retorno especial à Copa do Mundo.

O empate deixou o Grupo B em aberto. Enquanto a Inglaterra, com 3 pontos, aparece como favorita óbvia para passar em primeiro lugar, os outros três integrantes prometem lutar muito pela segunda vaga.

Na próxima rodada, a Inglaterra enfrenta os Estados Unidos. Já o País de Gales mede forças com o Irã. Os dois jogos serão disputados na próxima sexta-feira (25).



VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias