Mobiliza São Luís começa nesse sábado (12) com mais de 100 atividades na programação
Movimento que conecta turismo, cultura e economia criativa chega à segunda edição com a missão de incentivar a força empreendedora e a geração de riquezas desses mercados.
Aulas de surfe na praia, oficinas de artesanato, teatro, brechós, exposição, artes plásticas, música, dança, esporte, moda, tambor de crioula, gastronomia e diversas palestras: sabe o que tudo isso têm em comum? São atividades humanas que exigem o esforço criativo, esbanjam uma pegada cultural e movimentam o turismo.
É justamente essa a conexão que vai invadir a Ilha do Amor a partir deste sábado (12), com o início da segunda edição do Mobiliza São Luís.
“O movimento já é considerado o maior hub de eventos do Maranhão. No ano passado, quando estreamos, tivemos mais de 70 iniciativas na programação. Agora, ultrapassamos 100 atividades, com a adesão de inúmeras mentes criativas que movimentam a economia ludovicense. É um marco na construção de São Luís enquanto cidade criativa, vocação natural da capital maranhense”, enfatiza Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, idealizador do Mobiliza.
Durante 9 dias, de 12 a 20 de novembro, as atividades selecionadas pela curadoria do Mobiliza serão realizadas em diversos pontos da cidade.
“O Mobiliza tem o propósito de incentivar o sentimento de pertencimento, de orgulho de quem vive em São Luís. Por isso, os eventos são totalmente independentes, revelando a vocação empreendedora dos criativos que se conectaram, ocorrem nos mais diversos espaços e nos mais variados formatos, tanto no presencial quanto no digital”, destaca a coordenadora-geral do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu.
App Mobiliza
Este ano, o Mobiliza ganhou um app para chamar de seu: é o MOBILIZA SLZ. No aplicativo, que já está disponível em todas as lojas de app (Android e iOS), gratuitamente, é possível interagir com o público, no formato de uma rede social, com direito a publicações num feed específico do Mobiliza.
A programação completa do movimento está disponível no app, separada por data. A plataforma permite aos usuários favoritar os eventos e atividades preferidas e, assim, o app cria uma agenda personalizada pra ninguém não perder nada.
“Nós pensamos nessa funcionalidade, que já é uma realidade nos maiores eventos do Brasil e do mundo, para possibilitar ao público do Mobiliza uma visão mais ampla de tudo o que vai ocorrer”, ressalta Danielle Abreu.
O aplicativo permite: postar fotos e vídeos; curtir e comentar publicações de outras pessoas; interagir e fazer networking com o público e com os criativos realizadores dos eventos; criar novas conexões; ler QR Codes espalhados pelos locais onde vão rolar as atividades; participar de quizz e enquetes que valem pontuação e, ainda, ganhar pontos em cada ação dentro do app, que contém um sistema de gameficação.
No topo do ranking, os campeões de pontuação aparecem em destaque no pódio virtual e podem ganhar mimos especiais do Mobiliza.
Além do aplicativo, o Mobiliza SLZ também está no Instagram (@mobilizasaoluis), no YouTube (/mobilizasaoluis) e no site (mobilizaslz.com.br).
Turismo em destaque
Este ano, o movimento conta com um evento-âncora: o 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que será realizado de 17 a 19 de novembro, no Pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos em São Luís, com convidados e participantes do Maranhão, Piauí, Ceará, além de outros estados que estão fora da Rota das Emoções.
Pela 1ª vez em uma capital, o evento está recheado de opções para quem empreende na cadeia de valor do turismo ou tem interesse pela temática. Irão rolar exposições, rodadas de negócios, palestras, oficinas, painéis, apresentações culturais, feirão e lançamento de novos roteiros. No site (salaorotadasemocoes.com.br), dá para acompanhar toda a programação e fazer a inscrição gratuitamente.
Programação do fim de semana
Somente no sábado (12), dia de abertura do Mobiliza SLZ, serão cerca de 30 atividades ocorrendo simultaneamente em diversos espaços. Veja aqui a sequência e prepare-se para viver dias de efervescência cultural, turística e criativa na capital maranhense!
SÁBADO (12)
8h às 18h – Aulas de Surf na praia do Olho d`Água
8h às 12h e 13h às 17h – Pintura Orgânica em caixas de MDF
9h às 11h30 e 15h às 18h – Exposição de arte “Jovens Olhares”
9h às 12h – Oficina ETC: impulsionando a economia solidária através das plataformas Instagram, Whatsapp e Canva
09h às 12h – Capacita EDB “Seja Influencer do seu próprio negócio”
9h às 12h e 15h às 18h – Terceira Feirinha da Economia Criativa do Polo Coroadinho
08h às 20h – XVII Semana do Teatro no Maranhão
10h às 17h – Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite e Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite
11h às 23h – Festival Maroca Cultural
13h às 23h55 – Bicicleta do Samba rumo ao Hexa
14h às 18h – Oficina de artesanato de vasos, placas, garrafas e decorativos de Natal “Customização e Amor”
14h às 16h – Degusta Maranhão – Sabores e Delícias Maranhenses
14h às 18h – Workshop Vendendo Meu Peixe
15h às 16h – Manoel Mougeot Convida (on-line)
15h às 17h30 – Caminho Ancestral
15h às 20h – Feira Criativa Encontro de Brechós + Música na Praça
15h às 19h – Inauguração do Café Doc Brown
16h às 18h – Apresentação Tambor de Crioula 07 Saias de São Benedito
16h às 17h30 – O Sabor QUI é nosso – oficina de drinks com bebidas maranhenses
16h às 20h – Pinceladas na Praça
16h30 às 19h – Cypher Afrodance SLZ
16h30 às 19h30 – Cypher LAB Dança
17h às 19h – Conversa ao redor do fogo – Mulheres Pretas e suas potências
17h às 18h (virtual) – SESC Mãos A Obra, exposição Ver Rever Tocar
16h às 20h – Concurso Gastronômico MOBILIZA “Comida de Buriteco” SLZ e “Drinks
17h às 00h – Cerveja Especial Meridiano 45
18h30 – Abertura da exposição fotográfica UBUNTU – 18h30
DOMINGO (13)
8h às 11h30 – Passeio Eco-Histórico pelo Rio Bacanga
7h às 11h30 – BiciTur – Rota das Matracas
10h às 14h – Desti_lado é Melhor – Projeto CARTIMA
14h às 17h – Encontro dos Urban Sketchers SLZ
16h às 01h – Feira MA Preta
17h às 20h30 – Reggae Cruise