Missão Artemis I lança megafoguete para explorar a Lua
Viagem não tripulada foi transmitida por meio do canal oficial da Nasa no YouTube.
O foguete mais potente do mundo, o SLS (Space Launch System, Sistema de Lançamento Espacial) da agência espacial norte-americana (Nasa), decolou nesta quarta-feira (16) da Flórida, na primeira missão do programa Artemis I, em direção à Lua.
Cercado por uma gigantesca bola de fogo, o megafoguete subiu às 1h47 locais (3h47 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy.
A missão Artemis I pretende dar a volta na Lua para averiguar se os novos sistemas de viagem ao espaço são seguros e, assim, garantir que humanos sejam levados ao satélite. Esta primeira viagem, no entanto, não é tripulada e deve durar 25 dias, com várias etapas delicadas.
O acontecimento histórico foi transmitido por meio do canal oficial da Nasa no YouTube e divulgado em tempo real nas redes sociais.
Havia grande expectativa da Nasa pela subida da nave espacial após dois cancelamentos de última hora, há alguns meses, por problemas técnicos e após as passagens de dois furacões que adiaram o lançamento por várias semanas. Essa é a terceira tentativa e a Nasa finalmente obteve sucesso.
“Este foguete custou muito suor e lágrimas”, declarou o diretor da Nasa, Bill Nelson. “Nos permitirá voar até a Lua e voltar durante décadas”, afirmou.
Apesar de não ter humanos na tripulação, o foguete não viajou sozinho. Em uma cápsula acoplada a ele está a espaçonave Orion, que deve se separar do foguete e viajar por 450 mil km de distância da Terra. O percurso da Orion até a Lua será transmitido pelo Youtube da Nasa.
A expectativa é a de que às 12h desta quarta-feira (16) sejam divulgadas as primeiras imagens da Terra vistas da Orion. A espaçonave não pousará na superfície da Lua, apenas sobrevoará a atmosfera.