Mbappé decide contra Dinamarca e França garante a classificação
Les Blues estão nas oitavas após vitória por 2 a 1 pelo Grupo D.
A França é a primeira campeã mundial garantida nas oitavas de final da Copa do Mundo Qatar-2022. A confirmação veio neste sábado (26), após a vitória por 2 x 1 sobre a Dinamarca.
O triunfo teve a assinatura do astro Kylian Mbappé, autor dos dois gols do triunfo. Além do objetivo coletivo, Mbappé alcançou um novo recorde pessoal com a camisa dos Bleus.
Mbappé se tornou o segundo maior artilheiro da França na história das Copas do Mundo. Aos 23 anos, o camisa 10 coleciona sete gols em nove partidas pelo torneio. Após a exibição contra a Dinamarca, o astro superou ninguém menos que Thierry Henry. Agora, o atacante do Paris Saint-Germain fica atrás somente de Just Fontainte, com 13 bolas na rede.
O avassalador estilo de jogo francês na estreia na Copa do Mundo não foi repetido contra a Dinamarca. No primeiro, os atuais campeões do mundo tiveram menos a bola, atacaram mais, ma sem o brilho da goleada sobre a Austrália.
Das 13 finalizações dos Bleus na primeira etapa, apenas três foram em direção ao gol. A melhor oportunidade francesa nos 45 minutos iniciais veio com Mbappé. Livre na grande área, o camisa 10 recebeu cruzamento rasteiro de Dembélé e chutou por cima do gol.
Liderada pelo meia Christian Eriksen a Dinamarca controlou bem a posse de bola e incomodou a França em momentos da partida. Aos 35’, Cornelius avançou em velocidade pela direita e chutou cruzado, preocupando a defesa adversária.
Griezmann e Giroud também tentaram tirar o placar do zero, mas esbarraram no bloqueio dinamarquês e na falta de pontaria no momento da finalização.
Os 42.860 presentes ao estádio 974 só viram o placar se movimentar aos 15 minutos do segundo tempo, quando Mbappé arrancou pela esquerda, tabelou com Theo Hernández e emendou, de primeira, para as redes do goleiro Kasper Schmeichel.
Jogando nitidamente para empatar, a Dinamarca conseguiu a igualdade com Andreas Christensen, de cabeça, após cobrança de escanteio pelo lado direito.
Quando faltavam apenas cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, Kingsley Coman se livra da marcação e toca para Antoine Griezmann cruzar na pequena área. Mbappé aparece nas costas da zaga e desvia com o joelho para marcar o gol da vitória francesa. .
Como goleou a Austrália na estreia (4 a 1), a França chega aos seis pontos e joga contra a Tunísia, na próxima quarta-feira (1º de dezembro), para definir se avança às oitavas de final em primeiro ou em segundo lugar no Grupo D. A outra vaga da chave está em disputa por Austrália (3 pontos), Dinamarca e Tunísia, que têm 1 ponto apenas cada uma.