Imunização

Maranhão inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos

Bovinos e búfalos de zero a dois anos deverão ser vacinados.

Foram ao todo 7.530.569 bovinos e bubalinos vacinados em em 90.709 propriedades.

O bloco totaliza 141 milhões de animais a serem vacinados. (Foto: Reprodução)

A segunda etapa deste ano da vacinação contra febre aftosa no Maranhão começa nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 30. Bovinos e búfalos de zero a dois anos deverão ser vacinados.

A informação é da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA).

Depois de vacinados, o criador deve apresentar o comprovante no escritório da Aged-MA em que sua propriedade está cadastrada até dia 15 de dezembro. Além do Maranhão, outros nove estados vão vacinar bovinos e bubalinos de até 24 meses.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para as 11 unidades da Federação – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal – que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), a vacinação de novembro será aplicada a bovinos e bubalinos de todas as idades.

O bloco totaliza 141 milhões de animais a serem vacinados.

A inversão das estratégias de vacinação em alguns estados, observou o ministério, foi adotada em abril com objetivo de adequar a demanda de vacinas contra febre aftosa ao cronograma previsto de produção da indústria e, assim, garantir a oferta de vacinas para manter índices satisfatórios e a imunidade do rebanho.

Os imunizantes devem ser adquiridos de distribuidores autorizados e mantidos entre 2°C e 8°C desde o momento da compra até o momento do uso – incluindo envio e aplicação – diretamente na fazenda.

Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias