Kitesurfista maranhense Socorro Reis vence Pan-Americano
Com a conquista, Socorro Reis está garantida nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.
A kitesurfista maranhense Socorro Reis faturou pela primeira vez o título da categoria feminina do Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, que teve sua final disputada no domingo (13), na praia do Olho d’Água, em São Luís.
Com a conquista em casa, Socorro Reis está garantida nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, competição classificatória para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França.
Dominante desde as primeiras regatas, Socorro Reis superou a argentina Maria Catalina Turienzo e a colombiana Maria Lizeth Loaiza Rojas para sagrar-se campeã pan-americana.
Na disputa da categoria Open, com atletas de outros continentes, a representante do Maranhão ficou com a quarta colocação. Socorro também garantiu o hexacampeonato nacional em São Luís, já que o Pan contou como terceira e última etapa do Brasileiro de Fórmula Kite.
“Estou muito feliz, consegui um título inédito para mim. Vou focar para melhorar ainda mais, o próximo ano vai ser de muitos desafios. Estou animada porque vou poder representar o Brasil no Chile ano que vem”, disse Socorro após as duas conquistas em São Luís.
Em pouco menos de um mês, Socorro Reis conquistou dois resultados expressivos para o kitesurf brasileiro. Em outubro, a maranhense foi campeã da Copa Brasil de Vela, que ocorreu em Ilhabela-SP e foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite.
Também na temporada de 2022, Socorro Reis foi a quarta melhor kitesurfista das Américas e 15ª colocada da Flotilha Silver do Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, conquistou a Copa Brasil de Vela de Praia, que ocorreu em agosto, na cidade de Fortaleza, e representou o Maranhão no Circuito Europeu de Fórmula Kite, no início de outubro, em Lepanto, na Grécia.
Além disso, Socorro Reis também garantiu a segunda posição no Campeonato Asiático, realizado em março, na Tailândia, esteve na disputa da Semana Olímpica Francesa, em abril, e ficou no Top 20 da Copa do Mundo de Vela, ocorrido em junho, na Holanda. Já em 2021, Socorro foi pentacampeã brasileira, vice-campeã pan-americana e terceira colocada na categoria Master Feminina do Campeonato Mundial, resultados que lhe consolidaram como a principal atleta do kitesurf feminino no país.
Com grandes campanhas nacionais e internacionais, Socorro Reis ocupa a liderança isolada do ranking sul-americano e está entre as três melhores kitesurfistas das Américas, desempenho que lhe credencia a brigar por classificação para representar o Maranhão e o Brasil nos Jogos Olímpicos.