Festival AfroFecho acontece nesta quarta-feira (16)
Essa é a primeira edição do festival que busca unir diversos estilos musicais e artistas múltiplos da cidade.
O Festival AfroFecho surge na necessidade de cada vez mais espalhar e dar visibilidade para a nossa cultura e artistas pretas e pretos do cenário maranhense. Buscando mais espaços para os nossos, mostrando não só nossa arte, mas nossas vivências a partir das nossas produções.
Essa primeira edição acontece de forma independente, no qual mobilizamos inúmeros artistas maranhenses, que conseguiram entender a importância desse projeto e se dispuseram a construir essa edição conosco.
Temos uma programação diversa e completa, que pretende marca a noite de hoje (16), no Tebas. AfroFecho vem pra ficar na cena cultural do Maranhão. Precisamos de mais projetos como esses no nosso estado, projetos que deem espaços para artistas pretas e pretos e os incentivem quanto ao que eles produzem.
Sobre o AfroFecho
Com um diálogo diverso e plural, afrofecho busca, na sua ideia principal, conectar corpos, vivências, afetos, ancestralidade, a partir de inúmeras apresentações artísticas, tendo a cultura como amplo movimento de discussão e difusão do conhecimento e afeto da nossa gente, do nosso povo.
Com uma equipe de produção de artistas pretos, essa edição pretende evidenciar a importância de eventos criados e organizados por pessoas pretas, e pautando a nossa cultura, as nossas raízes ancestrais, que vem de longe, dialogando com África, Brasil e nosso território maranhão.
A ideia surgiu também com intuito de comemorar a “semana da consciência negra”, unindo artistas que são símbolos de resistência na cidade.
A primeira edição busca unir diversos estilos musicais e artistas múltiplos da cidade, mostrando que somos plurais. acreditamos que a conscientização pode ser ensinada de várias maneiras e arte é uma delas.