Sampaio perde para o Ituano e dá adeus ao acesso à Série A do Brasileiro
Derrota tricolor e vitória do Vasco da Gama definiu novo panorama do G4.
Num jogo equilibrado até no minuto final, o Sampaio Corrêa perdeu por 1 a 0 para o Ituano-SP, no Estádio Novelli Junior, no interior paulista, na tarde deste sábado, e deu adeus ao sonho de subir para a divisão de elite do futebol brasileiro em 2023.
O gol que encerrou as chances dos bolivianos foi marcado por Vinicius Paiva aos 41 minutos, aproveitando-se de uma falha de marcação no lado esquerdo da defesa sampaína. O resultado deixou o Ituano com 54 pontos, na quinta posição e o Tricolor caiu para a oitava.
O time paulista terminou o jogo distante apenas quatro pontos do Grêmio, última equipe do G4 com 58 pontos, que vai enfrentar o rebaixado Náutico-PE neste domingo, às 16h, em Recife.
Com a vitória do Vasco da Gama (de virada) por 2 a 1 sobre o Criciúma, a equipe de São Januário assumiu a 2ª colocação, agora com 59 pontos. O Bahia é o terceiro após empatar por 1 a 1 com o Vila Nova-GO, em Salvador.
O jogo
A partida foi bastante equilibrada no primeiro tempo, com a equipe da casa tentando assumir o domínio, mas encontrando resistência na forte marcação do time maranhense. Sempre aproveitando os contragolpes, o Sampaio chegou a balançar as redes duas vezes com o artilheiro Gabriel Poveda, mas a arbitragem anulou os gols.
No primeiro caso, realmente o atleta adiantou-se, mas no segundo, aos 38 minutos, quando o cruzamento de Nadson foi feito ele se encontrava em uma posição que deu muito trabalho ao VAR, exigindo uma demora de cerca de três minutos e ainda assim deixou uma certa dúvida sobre o impedimento.
A única bola que causou maior perigo ao gol sampaíno foi um cruzamento do lado direito do ataque, pelo alto, que obrigou o goleiro Luiz Daniel espalmar para escanteio. O Ituano insistiu muito nos cruzamentos pelo alto, facilmente neutralizados pela defensiva boliviana.
Na segunda etapa, o jogo seguiu com muitos erros de passes por parte das duas equipes e somente depois dos 35 minutos surgiram as primeiras emoções, quando Poveda recebeu um lançamento de Lucas Araújo e bateu forte para defesa difícil do goleiro paulista, que espalmou para escanteio.
Dois minutos depois, o Ituano esteve perto de abrir o marcador e só não o fez devido a duas boas defesas do goleiro Luiz Daniel. A mais difícil foi à queima roupa com Gabriel Barros.
O Ituano foi pra cima e aos 41 minutos, num vacilo da defesa, Vinicius Paiva encontrou um corredor livre no lado esquerdo e desviou cruzado, sem chance para o goleiro tricolor.
Aos 43, por muito pouco não saiu o segundo gol do Ituano numa bola tocada em profundidade para Gerson Magrão que obrigou Luiz Daniel a sair da meta. No lance, o goleiro saiu ferido na testa e não retornou ao gramado.
Com todas as substituições feitas pelo técnico Condé, Lucas Hipólito passou a ocupar o último reduto boliviano.
Apesar do placar invertido, o Sampaio por muito pouco não chegou ao empate. Nos acréscimos, Lucas Araújo chutou forte e a bola bateu na trave do goleiro do Ituano. A última chance foi desperdiçada por Poveda que recebeu livre na direita, penetrou na área, mas chutou pelo alto, para fora.
Próxima rodada (36)
Quinta-feira, 27/10
Vasco x Sampaio, no Rio de Janeiro
Sexta-feira, 28/10
Bahia x Guarani, em Salvador
Londrina x Ituano, em Londrina
Sport x Operário-PR, em Recife
Ponte Preta x Criciúma, em Campinas
Tombense x Grêmio, em Minas