SERVIÇOS

Programa SESI Itinerante realiza mais de 5 mil atendimentos, em Rosário

Em 2023, a população de Rosário vai ganhar um Centro de Atendimento ao Trabalhador com prestação permanente de serviços.

As unidades móveis do SESI foram montadas nos povoados de São Simão e São Miguel, mas atraíram gente de vários outros povoados vizinhos - como Itaipu, Gameleira, Pirangi e Paissandu. (Foto: Divulgação)

A proposta do SESI Itinerante é promover o acesso a serviços de saúde de populações residentes em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão.

Por meio de unidades móveis, equipes com clínicos gerais, oftalmologistas, dentistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, entre outros profissionais, realizam consultas, fazem exames e dão orientação sobre alimentação saudável.

Para muita gente, a itinerância é a melhor maneira de encurtar distâncias, diminuir o tempo de espera das consultas médicas e obter informações de como cuidar melhor da saúde.  

São pessoas como seu João Batista, 65, que recentemente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Depois disso, ele fala coisas sem nexo e fica desorientado. Apesar de ter ido ao médico antes, nunca conseguiu tomar a medicação. Isso porque nenhum funcionário de farmácia compreendeu o nome do remédio na receita.

Ao se consultar em uma das unidades móveis do SESI no povoado de São Miguel, a médica orientou os sobrinhos dele sobre o nome do remédio, além de encaminhá-lo para realizar o eletrocardiograma (ECG) ali mesmo.  

Já as meninas Stephany, 12, e Karla, 7, saíram de um povoado vizinho para consultar com o dentista pela primeira vez. Levadas pela tia Agda da Luz, as crianças fizeram limpeza e receberam orientações dos dentistas.

Infelizmente a mais velha vai precisar fazer várias extrações em decorrência da falta de higiene bucal. Já dona Lenir Fonseca Aragão, 61, descobriu durante o SESI Itinerante em Rosário que tem catarata e que precisa fazer uma cirurgia.

“Fiquei surpresa com o diagnóstico, mas feliz por saber que posso ficar curada”, disse. Ela acrescentou que faz algum tempo não tem mais segurança para transitar sozinha à noite, pois confunde os focos de luz com faróis de carros e motos.

Ela aproveitou para fazer testes rápidos e consultar o clínico geral.  

As unidades móveis do SESI foram montadas nos povoados de São Simão e São Miguel, mas atraíram gente de vários outros povoados vizinhos – como Itaipu, Gameleira, Pirangi e Paissandu – durante os cinco dias em que os serviços foram prestados. Rosário é o 13º município mais antigo do Maranhão e tem a produção de cerâmica como uma das suas principais atividades econômicas.  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, visitou o município durante a ação itinerante. Ele disse que as ações extras nas áreas de saúde, educação e qualidade de vida são necessárias para preencher lacunas.

Prova disso são os mais de 5 mil atendimentos realizados em odontologia, oftalmologia, massoterapia, clínica geral, exames laboratoriais, eletrocardiograma, consultas pediátricas, alimentação saudável e recreação.

“No entanto, nosso objetivo final não é a itinerância. A cidade de Rosário vai ganhar em 2023 um Centro de Atendimento ao Trabalhador, com espaço para a prática de esportes e oferta de serviços de promoção da saúde”, antecipou Baldez.  

Em todos os locais onde é realizado, o SESI Itinerante busca parcerias com o poder público local e organizações da sociedade civil. Em Rosário, equipes da Prefeitura colaboraram com médicos, entrega de medicamentos e vacinação.  

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias