ações de extensão

No bairro Sacavém, estudante de Teatro promove jogos teatrais com adolescentes

Atividade é voltada para jovens de 14 a 16 anos e terá início no dia 4 de novembro.

Projeto de extensão, Instituto Projeto de Educação Alternativa. (Foto: Divulgação/Ufma)

Com o objetivo de gerar integração social e desenvolvimento crítico e cultural, foi criado pelo estudante de teatro Paulo Gustavo Mendes o projeto de extensão “Jogos Teatrais em cena: Experiência com adolescentes de 14 a 16 anos – Comunidade Sacavém”.

O projeto terá duração de aproximadamente um mês, com programação às sextas-feiras pela manhã, das 8h às 12h, no Instituto Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (foto acima), com até 15 participantes.

A iniciativa foi dividida em cinco encontros, com início no dia 4 de novembro e encerramento no dia 2 de dezembro.

As oficinas abordarão, por meio de jogos teatrais e rodas de conversa, as temáticas sociais que fazem parte do cotidiano desses jovens.

Segundo Mendes os encontros oferecerão um espaço para que os adolescentes se expressem com liberdade e se sintam pertencentes ao espaço social que compõem.

As atividades contarão também com cenas curtas nos encontros, linguagem musical, vídeos e estímulo à interatividade.

No projeto, o aluno explica que o teatro, nesse sentido, tem papel fundamental de incentivar a interação em grupo e transmitir para o jovem a importância de entender e respeitar os códigos de convivência que regem moralmente a vida em grupo para que se possa alcançar objetivos em comum.

Algumas de suas inspirações para as ações vêm do educador e filósofo Paulo Freire e de estudos da pedagogia teatral do autor Narciso Telles, por sua pesquisa sobre o papel da experiência como um fazer teatral e sua perspectiva sobre etnografia da comunidade para o entendimento do contexto sociocultural local.

Paulo Mendes também recorre à didática da educação na abordagem triangular do ensino de arte de Ana Mae Barbosa, buscando atingir, possivelmente, o conhecimento acessível e igualitário no processo de ensino-aprendizado em teatro, conforme descreve no projeto.

Mais sobre o projeto

Os jogos teatrais são um recurso didático de caráter coletivo, cooperativo, problematizador, reflexivo e emancipador. Nas atividades propostas, alunos e alunas confrontam ideias e tomam decisões, o que contribui para que a aprendizagem tenha relevância no seu desenvolvimento.

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