Homenagem ao Santo das Causas Impossíveis em São Luís
Este ano o Festejo traz como tema: “Com Sabedoria e Amor: Promover encontro, edificar a igreja.
Nesta sexta-feira, 28, se encerra o Festejo de São Judas Tadeu. O dia do Santo das Causas Impossíveis será celebrado em São Luís com missas e procissões. A Igreja São Judas Tadeu, no bairro João Paulo, está recebendo, desde o dia 19 de outubro, fieis, devotos e pessoas da comunidade para celebrar o santo.
Este ano o Festejo traz como tema: “Com Sabedoria e Amor: Promover encontro, edificar a igreja. E o lema: “Eles eram perseverantes na comunhão fraterna (At, 2,42). De acordo com Glécio Sandro da Silva, da organização do festejo, o tema remete à ideia da Igreja Sinodal, participativa, inclusiva.
“Nós vivemos num mundo de tanta fragilidade, de tantas distorções, de tanta separação, então a ideia de a gente ter uma igreja que inclua, que seja fundada no amor, essa é a ideia do Evangelho, uma igreja que seja citada na sabedoria do Evangelho, dos princípios evangélicos que é amor acima de tudo, a proteção ao outro acima de tudo”, disse.
Como todas as igrejas e paróquias, o festejo foi retomado este ano, após dois anos de restrições, e segundo Glécio, os fieis retornaram para a igreja. A expectativa para o encerramento é grande.
“Em 2020 foi bem recluso, em 2021 tivemos as missas, mas sem a procissão, e este ano o festejo está completo, os fiéis estão voltando à devoção dentro do templo. Não estamos como era antes, mas estamos voltando com muita boa vontade, muita esperança e o povo está respondendo a isso”, comentou Glécio.
No dia 28, a primeira missa ocorre às 6h, depois às 9h. Às 11h ocorre o Terço de São Judas Tadeu, e às 12h, a Missa Votiva. Às 14h tem o momento de oração com o apostolado da oração da Arquidiocese de São Luís. Às 17h acontece a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro João Paulo, e às 18h, a Missa de encerramento.
Após a missa tem programação cultural e largo com vendas de comidas e lanches.
Memória
É no dia 28 de outubro que a Igreja faz memória de São Judas Tadeu, conhecido como o Santo das causas impossíveis. São Judas, segundo antigas tradições, era primo de Jesus, pois sua mãe, era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cleofas, era primo de São José, o esposo da Virgem e Pai terreno do Cristo. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus.
Os historiadores o denominam como Judas Tadeu, que significa cordato, benigno e corajoso, o que o diferencia do Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus. Nascido em Caná da Galileia, São Judas e seu irmão Tiago eram muito próximos da família de Jesus, portanto, eram conhecidos como irmãos de Jesus, devido ao parentesco familiar e à proximidade com que viviam.
Assassinado no dia 28 de outubro
Após a ressurreição de Jesus, São Judas Tadeu passou a vida pregando os ensinamentos do Cristo na Galileia, na Samaria, na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia. Em 28 de outubro do ano de 70, São Judas morreu como mártir. Segundo a tradição, ele foi assassinado com golpes de lanças, machados e porretes. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, em Roma.
Padroeiro das causas impossíveis
Segundo informações da Igreja, os cristãos medievais não tinham costume de se dirigir a São Judas por medo de rezar pelo traidor. Entretanto, em aparições a outros santos, Jesus dizia para que se recorresse a São Judas diante de causas desesperadas.
Segundo o bispo dom Carlos José, São Judas Tadeu é invocado como o Santo das causas impossíveis, devido a uma revelação de Jesus a Santa Brígida, na qual dizia: “Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. Prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem”, e a Santa Gertrudes: “Invoque São Judas Tadeu nos casos mais desesperados”. Dessa forma, tornou-se grande o número de devotos que recorrem a São Judas Tadeu nas tribulações e causas impossíveis a serem realizadas humanamente.
A associação do nome do santo às causas impossíveis é tão grande que ele é conhecido por diferentes povos cristãos pelo seu poder milagroso. E você, já recorreu a esse Santo?