FMF admite mudar os horários da Copa
Jogos podem ser disputados no fim da tarde ou no período noturno, desde que haja acordo entre clubes e as administrações das praças esportivas.
A tabela, os locais e os horários das partidas da Copa FMF, marcados a partir do dia 16 de outubro, não são imutáveis. A informação foi prestada a O Imparcial pelo vice-presidente de Competições da Federação Maranhense de Futebol, Hans Nina.
Ele também justificou a marcação dos jogos para o horário das 15h30, mesmo aqueles programados para o meio da semana.
“Temos marcado jogos para este horário, principalmente por causa da iluminação dos estádios, dos gastos mesmo, mas nada impede que sejam alterados”, ponderou.
O secretário municipal de Desportos e Lazer, Ricardo Diniz, no entanto, afirma que não haverá custos da iluminação para os clubes que desejarem jogar no período noturno.
Hans Nina também lembra que a tabela publicada deixa bem claro que é apenas “detalhada”, ou seja, pode sofrer alterações.
“Lá está dito que se trata da tabela base e embaixo escrito que os horários e datas são sujeitos a alterações, então a tabela não é imutável, existem os prazos para isso. Os jogos que a gente marcou foram após uma conversa com os administradores das praças esportivas. O Nhozinho está em reforma e o Castelão a gente precisa rever a quantidade de jogos lá”, continuou.
O dirigente federacionista afirma que a entidade só administra a competição. Se o clube mandante indicar um campo com a concordância do administrador, imediatamente o jogo será marcado para o local indicado, caso isso não impacte no restante da tabela.
“O jogo está marcado para15h30, mas o clube falou com a administração do estádio e este concordou para que possa ser transferido para a noite, não tem problema, a gente muda. Pra gente isso não faz diferença nenhuma”.
Hans Nina citou exemplo do que ocorreu na Série B do Estadual, quando praticamente não houve liberação do Estádio Castelão para os jogos finais. Toda a rodada, naquela ocasião, foi disputada no Nhozinho Santos e por isso houve um desgaste muito grande naquele local.
“Agora, conversamos com a administração e a informação foi de que aquela praça está em reforma até o dia 16. Então colocamos alguns jogos da Copa FMF para o Castelão. Ocorre que Moto e Maranhão querem mandar seus jogos no
Municipal, mas também a gente não pode sobrecarregar o Nhozinho Santos, senão o gramado vai desgastar de novo”.
Pedidos de Moto e MAC
A federação diz que a solicitação de Moto e MAC foram informais, por isso a entidade ainda não deu nenhuma resposta, pois vai esperar pra ver como fica a situação após a recuperação do Nhozinho.
O problema se agrava porque só temos dois estádios na capital como sede para quatro ou cinco clubes que disputarão a Copa FMF. Não serão cobradas as taxas da federação nem a iluminação.
Hans finaliza afirmando ser favorável que os jogos que seriam no fim de semana devem ser realizados às segundas-feiras, a fim de evitar a concorrência da televisão com a transmissão do Campeonato Brasileiro aos sábados e domingos.