Campanha ‘Outubro Rosa’ inicia com consultas e exames em São Luís
Objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), realizou, nesta segunda-feira (17), o ‘Dia D’ da campanha ‘Outubro Rosa’.
Consultas com médicos ginecologistas para avaliação clínica e exames de mama e preventivo foram disponibilizados às servidoras no setor médico. A iniciativa se repetirá na próxima segunda-feira (24), das 8h às 18h.
A campanha tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
“O intuito é compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento”, afirmou a coordenadora de Enfermagem da DSMO, Katyane Vasconcelos.
Principais sinais
De acordo com a Dra. Abigail Souza, médica ginecologista da Assembleia, caso haja o aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular em um dos seios, bem como dor na região, retração cutânea, edemas na pele semelhante à casca de laranja, secreção papilar e inversão, descamação ou ulceração do mamilo, é necessário procurar um médico especialista.
“Ainda que não haja nenhum sinal, é importante que os exames sejam realizados de forma periódica. É um cuidado que faz muita diferença, uma vez que esses tipos de câncer são muito silenciosos e demoram a apresentar sintomas. Um tumor pode aparecer de um ano para o outro e quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são os resultados do tratamento”, enfatizou.
Autoexame e mamografia
Outra forma de detectar o câncer de mama é fazendo o autoexame. Segundo a médica, ele deve ser feito uma vez por mês, entre três e dez dias após a menstruação.
O ideal é fazer o autoexame em três posições diferentes: de pé, deitada e na frente do espelho. As orientações para que seja eficiente também serão repassadas durante a consulta no setor médico.
“Vale lembrar que a mamografia é a forma mais eficaz de detectar a doença. Via de regra, o exame deve ser realizado anualmente apenas por mulheres na faixa dos 40 anos, mas, dependendo do histórico familiar, é preciso iniciar esse rastreio mais cedo”, concluiu Dra. Abigail.
Nazaré Caldas, servidora do Gedema, aproveitou a ação para se cuidar e ressaltou a importância de conhecer o próprio corpo.
“Na minha família, há casos de câncer e por isso procuro me cuidar. Meu conselho para quem ainda não fez é que se cuide, faça o autoexame e se encontrar alguma coisa estranha, que procure um médico com urgência”, disse.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, tendo as regiões Sul e Sudeste as maiores taxas de incidência.