Velório da rainha Elizabeth II: veja como será a cerimônia que dura 10 dias
Rainha morreu aos 96 anos, após 70 anos de reinado, o mais longo da história do Reino Unido.
O velório da rainha Elizabeth II, morta aos 96 anos nessa quinta-feira (8), terá a duração de 10 dias. O protocolo do que deve ocorrer após a morte da monarca tem várias instruções que devem ser seguidas. A rainha morreu após 70 anos de reinado.
De acordo com o The Guardian, todas as bandeiras nas residências reais e prédios do governo deverão ser abaixadas a meio mastro. Já no Palácio de Buckingham ficará fixado um anúncio formal da morte da rainha.
Ainda nesta sexta-feira (9) também estão programados; uma saudação de armas no Hyde Park, parque no centro de Londres, e na Tower Hill, local de homenagem aos militares mortos nas guerras mundiais; e a proclamação do novo rei no Palácio de St James.
Também é o dia de homenagens no parlamento, quando as bandeiras ficam a todo mostro por 24 horas, quando voltarão a meio mastro.
Já no sábado, o caixão da rainha sairá do Castelo de Balmoral, na Escócia, e seguirá para o Palácio de Holyroodhouse, também na Escócia, residência oficial da rainha no país.
No domingo, terá uma procissão até a Catedral de St Giles. Lá, o velório será aberto ao público por 24 horas. No quarto dia, é esperado que o caixão siga pelo British Royal Train, trem real usado para transportar membros da família real, para Londres.
No quinto dia, o caixão sairá do Palácio de Buckingham carregado até Westminster Hall, o prédio onde está o Congresso britânico. Lá, a cerimônia também será aberta ao público por 23 horas. Nos dias seguintes, o novo rei cumprirá uma série de compromissos.
No último dia de funeral, o caixão da rainha será levado em procissão do Westminster Hall até a Abadia de Westminster. Serão cumpridos dois minutos de silêncio em todo o país.
Após uma hora na Abadia, o caixão será levado até o Hyde Park e, de lá, viajará para Windsor, residência real, onde o corpo será velado na Capela de São Jorge, que fica no castelo. É lá que o corpo da rainha será sepultado, na abóbada real