VARIEDADE DE COLORAÇÃO

Setembro: o mês das flores e das cores

Ao menos oito tonalidades são usadas para incentivar movimentos voltados para o combate ao suicídio, saúde cardíaca, doação de órgãos.

Setembro é também o tempo das flores e as paisagens se enchem de cores. (Foto: Reprodução)

Setembro é o mês da primavera, que do latim significa primeiro verão, é também o tempo das flores e as paisagens se enchem de cores. Mas não são apenas os belos horizontes que chamam atenção pela variedade de coloração, as campanhas de prevenção e conscientização também são abundantes em setembro.

O mês tem ao menos oito tonalidades para incentivar movimentos voltados para o combate ao suicídio, saúde cardíaca, doação de órgãos, entre outros.

Setembro Amarelo: direcionado para prevenção ao suicídio, tem estimulado conversa, debates sobre saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser evitados. A campanha também coincide com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio que ocorre no dia 10 de setembro.

Setembro Vermelho: é voltado para doenças cardíacas e cardiovasculares, chamando atenção para a prevenção e mudanças de hábitos de vida. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem infarto agudo no miocárdio (IAM) por ano no país, em que 30% dos casos termina em óbitos. Entre outras doenças cardiovasculares comuns estão o acidente vascular cerebral (AVC), infarto e insuficiência cardíaca.

Setembro Dourado: busca alertar sobre o câncer infantojuvenil. Quando diagnosticado precocemente, tem probabilidade de 80% de cura. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados mais de 9 mil casos da doença no Brasil. Com o progresso do tratamento nos últimos anos, a possibilidade de um tratamento menos agressivo melhorou. Entre os tumores mais frequentes descobertos na faixa de 0 a 19 anos estão a leucemia, linfomas, neuroblastoma, tumor de Wilms e retinoblastoma.

Setembro Verde: é dedicado a inclusão da pessoa com deficiência e doação de órgãos. O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, e foi assim escolhida por ser uma data próxima ao início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, que estaria ligado ao nascimento e renovação das pessoas com deficiência. Já a campanha por doação de órgãos, visa ampliar o debate e incentivar a doação. Atualmente, cerca de 50 mil brasileiros estão na fila de espera.

Setembro Roxo: foca na compreensão a respeito da fibrose cística, também conhecida como doença salgada, pelo fato de os portadores apresentarem o suor mais salgado do que o comum. A doença não tem cura, mas tem tratamento. A fibrose cística atinge os pulmões e é considerada rara. Além do suor salgado, outros sintomas são: a tosse crônica, dificuldade pra ganhar peso e altura, e pneumonias frequentes. O Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística ocorre em 5 de setembro.

Setembro Azul: campanha volta para lutas e conquistas da comunidade surda. O movimento busca manter viva a Língua de Sinais, além de batalhar pela educação inclusiva e de qualidade para a comunidade surda. A escolha do mês de setembro é devida a várias datas importantes como dia 26, que é comemorado o Dia Nacional do Surdo, e dia 23, que celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais. A cor azul também remete ao período da Segunda Guerra Mundial, em que as pessoas surdas eram identificadas com um laço azul.

Setembro Laranja: trata da importância de estimular práticas de atividades físicas e alimentação saudável para lutar contra a obesidade infantil. Esse é um dos problemas de saúde pública mais graves do Século XXI, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, aproximadamente 3,1 milhões de criança tem obesidade e 6,4 milhões estão com quadro de sobrepeso.

Setembro Lilás: alerta para uma doença que a cada ano, atinge no Brasil 55 mil casos, o Alzheimer, que tem como principal característica a perda de memória. A estimativa é que, até 2030, 74 milhões de pessoas no mundo sejam diagnosticas com a doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias