São Luís: o esporte e seus precursores
Os registros das primeiras manifestações datam do ano 1679, na chegada do primeiro bispo ao Maranhão.
Aprática de diversos esportes na cidade de São Luís é antiga. Os registros das primeiras manifestações datam do ano 1679, na chegada do primeiro bispo ao Maranhão, segundo o Atlas do Esporte no Maranhão, organizado pelo professor Leopoldo Gil Dulcio Vaz.
A publicação revela que nas festas promovidas, fizeram-se várias representações de encamisadas a cavalo jogando-se, as canas e o argolinha. As encamisadas constituíam-se, outrora, um cortejo carnavalesco que saía às segundas-feiras, com seus componentes vestidos de longas camisas e mascarados de branco, fazendo momices.
“Mais tarde surgiu uma variedade de esportes, muitos ainda praticados nos dias atuais e outros que já não são mais disputados em competições oficiais ou amistosas”, enfatiza o professor Leopoldo.
Tendo como principal fonte o Atlas do Esporte no Maranhão, vamos destacar quando surgiram outros esportes, quais foram seus maiores incentivadores e praticantes na capital maranhense nos últimos séculos.
Bilhar Francês
Instalado no Teatro União, em 1822 e em bares da cidade. Há notícias de vários – 1826 – e entre os anos de 1838 e a Proclamação da República, frequentado pelos alunos do Liceu Maranhense.
O Café Richie, desde 1902 até seu fechamento mantinha mesas, onde se realizavam campeonatos e torneios de bilhar francês, no Clube Euterpe, fundado em 1904 – e em outros clubes fundados após essa época – também eram instaladas mesas para sua prática, como no Fabril Atletic Clube – FAC – em 1907. Ainda hoje é praticado nos clubes sociais da cidade.
Capoeira
Os primeiros indícios de sua prática já em 1829, confirmada por notícia de jornal de 1835. Em 1855 e anos seguintes, é proibida pela Polícia. No ano de 1874, aparece sua proibição no Código de Posturas da cidade de Turiaçu, identificada também com o nome de Carioca.
Cumpre ressaltar que a Capoeira praticada no Maranhão é “sui-generis”, e a partir da década de 70, do século passado, teve um incremento e foi introduzida, nos anos 80, nos Jogos Escolares Maranhenses e reintroduzida em 1990 .
Esgrima
Coube a Manoel Dias de Pena, em 1841, ensinar a esgrima em São Luís. Com a criação da Escola de Aprendizes Marinheiros, em 1861, este esporte fazia parte da instrução militar dos alunos, prosseguindo até seu fechamento.
Os Aprendizes Marinheiros costumavam se apresentar nos eventos esportivos promovidos pelo FAC (fundado em 1907) – e em outros clubes -, participando como de combates com armas brancas (baioneta, espada, florete).
Ginástica
Em 1841 apareceu o primeiro anúncio de apresentação de ginástica no Teatro de São Luís, por um discípulo de Amóros. Nos anos de 1870, na casa dos Abranches, foi montada uma academia de ginástica com pesos onde os companheiros do Liceu de Dunshee de Abranches iam se exercitar.
A partir de fins dos anos 1880 a elite maranhense praticava a ginástica sueca. Também no ano de 1910, Miguel Hoerhan começa a prestar seus serviços como professor de Educação Física da Escola Normal. Ele funda também o Club Ginástico Maranhense que foi o pioneiro do boxe no Estado do Maranhão.
Ciclismo
Ainda no ano de 1900, outra modalidade começou a ganhar força em São Luís: a 2 de setembro, eram iniciadas as atividades da “União Velocipédica Maranhense”, com seu velódromo instalado no Tívoli – Bairro dos Remédios, no local onde era o Colégio de São Luís, até pouco tempo.
Como de outras tentativas de introdução de uma modalidade esportiva, durou pouco, também até o final dos anos 20. Com a criação da Secretaria de Esportes e Lazer, em 1979, sua prática voltou a ser incentivada, e sofreu um incremento com a sua introdução nos JEMs, a partir de meados dos anos 80.
Futebol
Em 1907, Joaquim Moreira Alves dos Santos – mais conhecido como Nhozinho Santos -, introduziu o futebol no Maranhão, juntamente com outras modalidades esportivas, quando da fundação do FABRIL ATHLETIC CLUB no dia 27 de outubro daquele ano. Além do “football association”, o “cricket”, o “crockt”, o atletismo, volta-se a jogar o tênis, agora em sua versão moderna.
Atletismo
Em 1915, o vice-cônsul inglês no Maranhão, Mr. Charles Clissold, um grande amante dos esportes, com apoio dos dirigentes do FAC, incentivou a prática de vários esportes, entre os quais, o atletismo.
Muitos jovens fizeram suas inscrições, com o clube revivendo seus grandes dias e sendo oferecidas várias modalidades, como salto em altura simples, com vara, distância; corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos; lançamento de peso, de disco e do martelo.
A primeira competição de atletismo no Maranhão foi disputada oficialmente em 27 de outubro de 1907. Na corrida, saíram vencedores Joaquim Belchior e M. Lopes. No ‘place-kick’ E. Dobler tirou o primeiro lugar, ficando Jasper (Moon) em segundo.
Basquete
O Basquete no Maranhão surgiu em 1910 com a fundação do clube Onze Maranhense em São Luís, que, além do futebol, desenvolvia outras atividades esportivas: tênis, crockett, basquetebol, bilhar, boliche, ping-pong (tênis de mesa), xadrez, e a luta livre, esta última introduzida por Álvaro Martins.
Em 1916 o clube FAC de São Luís, ampliou a oferta de esportes, introduzindo, inclusive, o basquetebol. Simão Félix – maranhense de Grajaú, onde nasceu em 3 de maio de 1908 -, foi um dos um dos grandes atletas do passado em São Luís, que praticava o basquetebol e outras modalidades esportivas. A melhor fase do basquetebol no Maranhão ocorreu nesta década até meados dos anos 1960.
Tornaram-se populares no Estado, os jogadores Rubem Goulart, Raimundinho Vieira da Silva, Ronald da Silva Carvalho, Raul Guterrez, os irmãos Mauro e Miguel Fecury, Fabiano Vieira da Silva (filho de Raimundinho), Canhotinho, e Zé Reinado Tavares.
Vôlei
O vôlei chegou ao Maranhão na década de 30, não havendo, portanto, registro anterior. Em 1932 foi criado o Grêmio 8 de maio por estudantes do Liceu Maranhense, liderado por Tarcísio Tupinambá Gomes.
A primeira competição oficial foi realizada em 8 de maio de 1937 ao lado da Igreja da Sé. As escolas foram as primeiras instituições a adotarem o voleibol na década de 40. Nas décadas de 50 e 60 ocorreram as primeiras olimpíadas estudantis, onde o esporte teve seu impulso.
O primeiro clube de São Luís a possuir uma quadra de voleibol foi o Clube Recreativo Jaguarema, fundado em 3 de fevereiro de 1953, pelo Dr. Orlando Araújo. A Federação Maranhense de Voleibol foi oficializada em 1972 tendo como primeiro presidente Júlio César Aboud Nagen. Hoje é presidida por Edvaldo Pereira da Silva, “Biguá”.
Handebol
Em 1960, o Ministério da Educação e Cultura – MEC promoveu cursos e Exames de Suficiência em Educação Física, em São Luís, habilitando então professores da disciplina para o Sistema Escolar do Estado do MA.
Este estágio coincidiu com apresentações de handebol na capital e possivelmente pela primeira vez no Maranhão pelos professores Luiz Gonzaga Braga e José Rosa, ambos da Escola Técnica Federal do Maranhão – ETFM, do Ensino Médio local.
Credita-se também a Antônio Maria Zacharias Bezerra de Araújo – o Prof. Dimas – a introdução do handebol no Maranhão, após assistir a competições da modalidade nos Jogos Estudantis Brasileiros – JEBs de Brasília. Ao retornar a São Luís ele introduziu a modalidade no Festival Esportivo da Juventude-FEJ / Jogos de Handebol no Maranhão, 1960 – 1974.
Natação
A primeira notícia que se tem sobre natação no Maranhão, praticada por brancos, foi datada de 1851 e se refere a banho de mar na Praia do Caju – hoje, Av. Beira-Mar, em São Luís. José Ferreira do Vale, morador da casa de número 1, oferecia “um grande banheiro seguro, a todas as marés a 40 rs por pessoa”.
O primeiro professor de natação que dava suas aulas nas casas com tanques foi Dimas, como era mais conhecido Antônio Maria Zacarias Bezerra de Araújo. Nas décadas de 1960-1970 a prática de aulas de natação em piscinas de casas particulares continuaram durante todo este período.
Denise Martins Araújo – filha de Dimas – começou a acompanhar o pai, aos 12 anos, em suas aulas naquelas piscinas particulares, cuidando dos alunos de menor idade e em 1983 surge a primeira escola de natação de São Luís com piscina própria – a “Viva Água” – pelos professores Denise Martins de Araújo e Oswaldo Telles de Sousa Neto.
Turfe
Em 1880 houve uma tentativa de implantar o Turfe, pelo inglês Septimus Summer, fundador do “Racing Club Maranhense”, em 9 de agosto de 1881. Esse clube durou até dezembro daquele ano. Em janeiro de 1893, por iniciativa de Virgílio Albuquerque, no bairro do João Paulo, ergueu-se o Prado Maranhense.
Decorridas umas dez programações, foi realizada a última corrida a 28 de maio de 1893. Na década de 1950, Amélio Smith e outros criadores, tentaram promover práticas hipódricas, sendo realizados alguns “pegas” – corridas livres em um estirão preestabelecido – apenas para divertimento. Chegou a ser criada uma associação para difundir a atividade, mas também não foi adiante.
Remo
Em 1900, os desportistas maranhenses tentaram implantar o chamado “esporte do muque” utilizando-se dos rios Anil e Bacanga. É fundado o “Clube de Regatas Maranhense”, por Alexandre Collares Moreira Nina. Sua prática, com alguma dificuldade, foi até 1929.
Tênis ou jogo da Péia
Surgiu em 1827 e deu origem ao law tennis, praticado durante todo o século XIX; o law tennis aparece desde 1907, quando da fundação da FAC e de outros clubes da elite maranhense.
Ainda hoje o tênis é praticado nos clubes sociais. O jogo da péia – jeu de paume – consiste em bater a bola com a mão e substituiu os “ludus pilae cum palma” romano. Na França, a bola, nascida no tardo-medievo como instrumento de contenda incruenta, torna-se momento lúdico e agonístico, aberto a todos.
Em Portugal, no início do século XVIII, foi introduzido o uso francês de jogar com raquetas. Conhecido já no século XII, foi jogado melhor no período sucessivo, até dar vida ao atual tênis.