Sampaio cede empate ao Criciúma e se mantém no 12º lugar
Tricolor abriu 1 a 0 e chegou a ocupar o 7º lugar, mas vacilou e perdeu a chance.
O Sampaio Corrêa frustrou a torcida que compareceu na noite deste sábado (17) no Castelão, pois teve ótima chance de sair de campo com a vitória, mas vacilou e deixou o Criciúma-SC empatar (1 a 1) aos 38 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time maranhense permaneceu no 12º lugar na Série B do Brasileiro e o Criciúma subiu para o 10º, ultrapassando o Tombense, que perdeu na sexta-feira com o Londrina pelo mesmo placar.
Na 31ª rodada, o Tricolor vai a Recife enfrentar o Náutico, dia 22, às 19h, enquanto o Criciúma jogará em casa com a Chapecoense, domingo (25), às 18h15. No dia 30, sexta-feira, o Sampaio recebe em casa o Grêmio, que vem de uma derrota para o Novorizontino por 2 a 0.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por um jogo truncado, com muita disposição das duas equipes, mas poucos lances de emoção até antes da abertura do marcador. O Sampaio teve menor posse de bola (46 a 54%), porém, foi a equipe que teve maiores chances movimentar o placar.
Aos 23 minutos, uma baixa na defensiva do time maranhense, quando o zagueiro Paulo Sérgio sentiu uma pancada na cabeça, ficou tonto, e teve de ser substituído por Gabriel Furtado, que passou a jogar pelo lado direito da defesa.
Na luta pela disputa de bola com muita garra, o lateral tricolor Mateusinho se desentendeu com o atacante Arilson (se encararam) e, por isso, ambos receberam cartão amarelo, o terceiro do atleta sampaíno, que estava “pendurado” e fica fora da próxima partida em Pernambuco.
Aos 37 minutos, Pimentinha recebeu pela direita, driblou duas vezes o seu marcador e cruzou de esquerda para a cabeçada certeira de Catatau, no canto baixo esquerdo do goleiro Gustavo, fazendo 1 a 0 para o Sampaio.
O Tricolor, por muito pouco não fez o segundo gol. Numa bola cruzada pelo lateral-esquerdo Pará, André Luís entrou pela direita e mandou para o gol, mas o zagueiro Rodrigo salvou em cima da risca fatal.
Segundo tempo
Na etapa final, o Criciúma, em busca do empate, passou a jogar mais no campo do Sampaio, porém, a defesa tricolor exercia boa marcação e afastava o perigo e tentava o contragolpe. Aos 22 minutos, o atacante Poveda desceu pela esquerda e lançou Catatau, perigosamente, mas na hora da finalização foi bloqueado pela zaga que afastou para escanteio.
Com duas mudanças no Sampaio, nas entradas de Léo Tocantins no lugar de Catatau, e Lucas Araújo na vaga de Rafael Vila, o Tricolor equilibrou o jogo no meio de campo, mas quando tinha o controle da partida, vacilou na marcação aos 38 minutos, quando Ítalo recebeu livre no lado esquerdo e cruzou para a cabeçada certeira de Tiago Alagoano empatar: 1 a 1.
O Tricolor foi em busca do segundo gol, mas o Criciúma, satisfeito com o resultado, fechou-se na defesa e passou a explorar os contragolpes. Aos 46 minutos, Poveda recebeu na entrada da área, bateu forte, mas a bola saiu pela linha de fundo com real perigo. Aos 48, Igor entrou pela direita do ataque do Criciúma, livrou-se de dois adversários e sem ângulo bateu forte, mas para fora.
Foram os últimos lances de perigo de uma partida em que o time local desperdiçou a oportunidade de ficar mais próximo de garantir a permanência na Série B do Brasileiro.
Ficha técnica
SAMPAIO: Luiz Daniel, Mateusinho, Allan Godoi, Paulo Sergio (Gabriel Furtado) e Pará; André Luiz (Eloir), Ferreira (Rafael Costa) e Rafael Vila (Lucas Araújo); Ygor Catatau (Léo Tocantins), Pimentinha e Poveda.
Técnico: Léo Condé
CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan (Léo Costa), e Helder; Marcos Serrato, Gustavo Cazoni e Arilson (Rômulo) Tiago (Felipe); Caio Dantas ( Fernando Viana).
Local: Estádio Castelão – São Luís
Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães (AM)
Assistentes: Uesclei Pereira dos Santos e Ane Kesy Gomes de Sá