Motorista morre após ser atropelado pelo próprio caminhão na BR-010
O caminhão estava no acostamento do sentido Estreito para Carolina, quando desengatou e começou a se deslocar sozinho, atropelando a vítima.
Nessa quarta-feira (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente com morte na BR-010, em Estreito. De acordo com informações da PRF, o motorista de um caminhão foi atropelado pelo próprio veículo que conduzia.
O veículo envolvido foi um caminhão de cor amarela e placas do município de Imperatriz.
Com base na análise das evidências, constatou-se que o caminhão estava no acostamento do sentido Estreito para Carolina, e em seguida o motorista desceu do veículo. Momento em que o caminhão desengatou e começou a se deslocar sozinho. O veículo desgovernado atropelou a vítima.
Após o atropelamento, o caminhão mudou a sua trajetória, cruzando a pista e ficando fora da rodovia.
Conforme constatações em perícia de local de acidente, concluiu-se que o fator determinante do acidente foi falha mecânica, ação essa realizada pelo caminhão. O corpo do condutor foi removido pelo IML de Imperatriz.
Medidas de proteção
Ainda segundo a PRF, um objeto simples, relativamente barato e bastante útil, teria salvado a vida do profissional.
Nesse caso, seria possível com o uso do calço de segurança, um equipamento obrigatório para estacionamento de veículos com peso bruto total superior a 3.500kg, apropriados para aclives ou declives.
Além disso, não utilizar o freio de estacionamento e o calço de segurança em aclives e declives para veículos da categoria “C” em diante é infração grave sujeita a multa e remoção do veículo, de acordo com art. 181, XVI, do CTB.