EM PARATY

Maria Firmina dos Reis será homenageada na Flip 2022

A 20ª edição da feira será realizada entre os dias 23 a 27 de novembro em Paraty, no Rio de Janeiro.

Maria Firmina dos Reis foi a pioneira na literatura brasileira. (Foto: Divulgação)

No Rio de Janeiro, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis será uma das homenageadas na 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2022), nomeada como a primeira mulher negra a alcançar esse feito, além de ser considerada a primeira escritora brasileira, segundo a Biblioteca Nacional.

A maranhense foi a primeira professora a fundar uma sala de aula mista, de meninos e meninas, no Maranhão, algo que era inadmissível para a época.

“Úrsula é considerada a obra inaugural do Romantismo brasileiro no que diz respeito à literatura de autoria feminina, e ela também é a primeira obra que inclui o drama do cativeiro, da abolição dentro de uma narrativa, só que com uma novidade, a personagem negra principal, que aparece ao longo dos capítulos, ela fala em primeira pessoa. Até então, o negro era objeto da literatura e ele passa a ser o tema”, explica o sociólogo Rafael Balsieiro Zin.

Solenidade

O evento será realizado entre os dias 23 a 27 de novembro em Paraty, no Rio de Janeiro. Entre os muitos feitos da escritora maranhense, ela também foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora primária, escreveu o primeiro livro brasileiro abolicionista, ‘Úrsula’, de 1859, contado a partir do ponto de vista dos escravizados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias