Maior Kite Trip do mundo chega nas águas do Piauí e Maranhão
Serão 1,6 mil quilômetros percorrendo praias do litoral cearense até chegar no litoral maranhense; evento contará com a participação da austríaca, Stella Tehani.
A maior aventura de Kite Trip do mundo sai do Ceará e agora encontra as águas do Delta das Américas (PI), Tutóia (MA), Ilha de Santana e São Luís, no Maranhão, onde encerra-se a aventura.
São mais de 133 inscritos, 17 países representados, 55 pousadas em logística de hospedagem, staf de 40 pessoas em terra e mar, entre enfermeiros, transporte, salvamento, estarão presentes nos 1,6mil quilômetros que começaram a ser percorridos nos 40 quilômetros da praia de Tambaba/PB até a praia de Camaratuba, também na Paraíba.
“E imaginar que começamos tudo isso há quase 10 anos com o percurso de apenas 300 quilômetros e somente dois competidores de Portugal e sem condições nenhuma perto da estrutura que temos hoje. Somos abençoados pelos ventos alísios, que deslocam-se em obediência ao efeito coriólis (força inercial causada pelo movimento de rotação), que faz com que os ventos do norte desloquem-se no sentido leste-oeste e os ventos do sul, no sentido oeste-leste, garantindo muito tempo de ventos e temperatura propícia ao esporte do Kitsurf. Não à toa, os europeus vem para o Nordeste e, em especial, o Ceará, desfrutar desse privilégio”, destaca Antônio Marques Filho, CEO do Iron Macho.
Depois da grande aventura com as mulheres no Iron Divas, em julho último, chegou a vez dos 134 atletas da modalidade masculina completaram a programação do maior Kite Trip do mundo, o Iron Macho, que conta com participantes dos Estados Unidos, Holanda, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália, Peru, Portugal entre outros países.
O evento, que não é uma competição, tem o intuito de levar aos inscritos uma experiência de aventura, desafios, coletividade, turismo em família e respeito ao meio ambiente.
“Só quem acompanha de alguma maneira ao menos uma parte dessa kite trip sabe da sensação única que estou falando. Todos estão ali pra sentir a brisa do mar, o vento, as ondas, compartilhando com o colega do lado o desafio de atingir aquela meta, aquele percurso. Como não há vencedores, só existem realizações, o espírito de aventura que queremos preservar no que já é o maior evento de Kite Trip em extensão do mundo”, destaca Marques Filho, CEO do Iron Macho.
No total, serão 134 kitesurfistas participando da oitava edição do Iron Macho, além da austríaca Stella Tehani, que irá repetir o desafio de percorrer 1.600 km, viajando da praia de Tambaba/PB dia 5 de setembro e chegando dia 30 de setembro em São Luís (MA). Outra mulher nesse percurso será a Kathryn Dudley, do Reino Unido.
Sobre o Iron Macho
Na sua oitava edição, o Iron Macho vem aperfeiçoando cada vez mais os desafios e prazeres de participantes e do público.
Serão 1,6 mil quilômetros percorrendo praias do litoral cearense até chegar no litoral maranhense, que contará com a desafiante austríaca Stella Tehani que fará o desafio de 1.600 km e já participou da quarta edição do Iron Divas, em julho último.
Com o Ceará cada vez mais presente como destino de esporte de aventura, de mar e vento, o Iron Macho e Iron Divas fortalecem o estado, também, como a principal rota turística do Kitesurf, ainda mais com a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
De acordo com a organização do Iron Macho e Iron Divas, o evento é um convite à valorização e preservação das belezas naturais do Nordeste, não apenas as praias e o mar mas, sobretudo, a cultural local, os costumes, a comunidade, a economia que movimenta vários setores, da gastronomia às hospedagens e, claro, o turismo sustentável.
“Temos todo o apoio, estrutura, logística, equipes médicas, instrutores de kite, produtores, para garantir a qualidade e a segurança da programação. Tudo alinhado com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).
Uma das principais ações é a promoção da limpeza das praias”, explicou Marques Filho, CEO do Iron Macho, mas o projeto já mantém uma escola de kitesurf na praia de Jericoacoara/CE, onde jovens recebem treinamento e lidam também com temas como empreendedorismo, gestão de negócios, turismo sustentável e de aventura entre outros.