ELEIÇÕES 2022

Lahesio Bonfim endossa acesso a todos os serviços do governo de graça e pelo celular

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), pretende promover uma verdadeira revolução digital nos serviços públicos do Governo do Maranhão se for eleito.

Candidato ao governo do estado, Lahesio Bonfim. (Foto: Divulgação)

Caso seja eleito, o candidato vai criar aplicativo que possibilite ao maranhense resolver gratuitamente, pelo telefone e sem sair de casa, demandas como marcação de consultas, matrículas, Detran, Procon, emissão de documentos, registro de ocorrências e mais uma série de serviços do estado

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), pretende promover uma verdadeira revolução digital nos serviços públicos do Governo do Maranhão se for eleito.

Segundo Lahesio, a população do Maranhão sofre com a burocracia e falta de empenho do governo em facilitar o atendimento nas mais diversas áreas da administração pública.

Bonfim quer criar um aplicativo do governo  que ajude a população  resolver, de forma gratuita, todas as necessidades junto ao Governo do estado.

“As agências dos bancos viviam lotadas. Vieram os smartphones e quase tudo hoje resolve tudo pelo celular, as agências ficaram vazias. Por que não pode ser assim com o governo? Pois eu digo que iremos fazer assim com o governo. Todo serviço público e atendimento que puder ser feito pelo celular, o maranhense vai poder fazer pelo celular. Matrícula de menino, marcação de consulta, requisição de documento, ocorrência. Tudo no mesmo lugar e gratuitamente”, explicou.

Hoje em dia o governo do estado é responsável por centenas de atendimentos em setores como educação, turismo, segurança, economia e saúde. Para Lahesio, possibilitar ao povo a realização desses serviços pelo telefone significa mais qualidade de vida e geração de riqueza. 

“Todo maranhense normal já perdeu dias tendo que resolver problema em Detran, SEFAZ, escola e Procon. Um tempo que poderia ser usado trabalhando, ou descansando. No meu governo, o estado não vai mais tirar esse tempo das pessoas, vai facilitar. Tudo o que puder ser feito pelo telefone, será feito pelo telefone”, disse Bonfim.

Questionado sobre como pretende manter os serviços gratuitos, uma vez que o acesso vai requerer o uso de dados móveis, Lahesio afirmou que pretende fazer convênios com as operadoras.

“Hoje as operadoras oferecem pacotes que deixam alguns aplicativos ilimitados, como Facebook, Whatsapp e Instagram. Vamos procurar as operadoras e fazer esse convênio. Tenho certeza que vai ser do interesse delas ter mais este serviço. Tudo é uma questão de conversa e responsabilidade social que eu tenho certeza que as operadoras vão aceitar. Quem oferece Facebook não vai querer negar a uma mãe que faça a matrícula do filho ou marque uma consulta pelo telefone, não é?”, disse.

Além de democratizar o acesso aos serviços públicos, Bonfim também acredita que a iniciativa irá gerar uma grande economia.

“O Procon virou um cabide de emprego que custa milhões ao povo e beneficia apenas uma pessoa que todo mundo sabe quem é. Imagine que, ao invés disso, o Procon tivesse um Call Center que atendesse qualquer reclamação, em qualquer hora, 24 horas por dia? Seria mais efetivo e você não gastaria com aluguel e outras maracutaias, com um serviço caro, mas que nem o ferryboat foi capaz de fiscalizar”, afirmou.

Para manter a segurança e evitar fraudes, Bonfim pretende que o aplicativo do governo use a mesma tecnologia de bancos digitais. 

“Bom gestor não inventa, ele vai atrás do que dá certo. Hoje existem vários bancos que usam tecnologia que garante segurança do banco e do cliente. E vamos usar essa tecnologia em nosso aplicativo para assegurar ao maranhense o melhor atendimento possível”, concluiu.

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