Espetáculos da natureza

Confira os 9 melhores locais para mergulho fluvial no Brasil

O Brasil possui os melhores locais para mergulho fluvial espalhados por todos os estados brasileiros.

O mergulho é uma das práticas esportivas que nos permite experiências únicas ao vivenciar uma outra perspectiva de vida totalmente diferente. (Foto: Reprodução/Pixabay)

Você saberia dizer quais os melhores locais para mergulho fluvial no Brasil? Seja no mar ou em rios e lagoas, o mergulho é uma das práticas esportivas que nos permite experiências únicas ao vivenciar uma outra perspectiva de vida totalmente diferente da nossa: a de viver debaixo d’água, nem que por alguns instantes.

Mergulhar em água doce, por exemplo, é uma das experiências mais notáveis, pois a biodiversidade encontrada em nossos rios, lagos e lagoas é surpreendente, não só pela fauna subaquática, mas também pelas formações rochosas, minérios e flora que as profundezas abrigam.

Por sorte, o Brasil possui os melhores locais para mergulho fluvial espalhados por todos os estados brasileiros. Cada local com as suas características geográficas da região, o que torna cada um desses lugares ainda mais especiais e únicos.

Nenhum deles será igual ao outro, assim como nenhum mergulho é exatamente igual. Quer saber quais são esses locais? Confira abaixo!

1. Bonito/MS

Bonito é um dos melhores locais para mergulho fluvial no Brasil. As paisagens surpreendentes de suas cavernas, lagos e lagoas de águas cristalinas hipnotizam a todos que passam por lá.

Não há quem não se apaixone a cada mergulho. A biodiversidade dos rios é impressionante, sendo que um dos locais favoritos dos turistas é o Rio da Prata. 

Ele possui profundidade de até 7 metros, que permite observar de perto vários cardumes de dourados, curimbatás e outras espécies de peixes da região, bem como a mata ciliar característica da região ao seu redor.

O local permite mergulhos livres, flutuação ou com cilindro, sendo muito tranquilo e seguro até para as crianças. 

Outro local famoso é o Abismo Anhumas, ideal para o mergulho de cilindro. A caverna do local possui um lago de águas cristalinas em seus salões submersos, repletos de cones de calcários formados há milhares de anos. 

Um verdadeiro espetáculo da natureza!

A Lagoa Misteriosa é outro local para mergulhar fantástico, pois suas águas proporcionam uma excelente visibilidade de tudo ao redor. Já a Nascente Azul também pode ser explorada tanto pelo mergulho livre com snorkel ou pela prática de apneia e flutuação.

Para quem quer conhecer o local, vale a pena falar com a agência Roteiro Bonito MS no site: https://roteirobonitoms.com.br/

2. Chapada Diamantina/BA

A Chapada Diamantina, no interior da Bahia, também é um dos melhores locais para mergulho fluvial no Brasil. 

O destino é mundialmente famoso pela enorme concentração de cavernas que ali existem, que não só impressionam pela beleza natural, mas também pela importância científica do local.

As grutas se destacam pelas águas cristalinas em tons de verde azulado, que na maior parte do tempo são tão transparentes que não há como identificar até onde vai a sua profundidade só de olhar.

Dentre os municípios que abrangem a região, o maior destaque é Iraquara, que possui 97 grutas registradas, sendo que 7 delas possuem mais de mil metros de extensão.

Nova Redenção é outra cidade na região que abriga uma das mais famosas grutas do Brasil, o Poço Azul. Outros locais de destaque incluem: a Gruta da Pratinha, Poço Encantado e Gruta Azul, que permitem mergulhar em meio aos peixes e formações rochosas milenares.

3. Nobres/MT

Nobres, no Mato Grosso, é outro local de mergulho fluvial imperdível da região centro-oeste, que não deve faltar ao seu roteiro de viagem.

O município fica bem à capital Cuiabá, e o que não falta é locais para mergulhar. Um dos principais pontos de mergulho é o Aquário Encantado, que já pelo nome pode-se imaginar o que esperar dele.

O local é formado por uma piscina de 6 metros de profundidade, que permite uma flutuação tranquila em meio a inúmeras espécies de peixes coloridos, podendo até observar a água brotando da nascente no fundo do lago.

Para os mais experientes, a Lagoa Salobra é o local ideal, onde se pode observar além dos cardumes de dourados, pintados, piranhas e lambaris, toda a vegetação ciliar típica a região, como troncos caídos ao fundo, feixes de luz cortando as águas e os paredões de pedra que completam a paisagem debaixo d’água.

Currais Novos/RN

Currais Novos fica a 183 km de Natal, no Rio Grande do Norte. É uma cidade de valor histórico, desde a Segunda Guerra Mundial, pois ali localizava-se uma das maiores jazidas de minério de scheelita do mundo, muito utilizado para fabricar brocas e outros equipamentos. 

Por estar no meio do Sertão, Currais Novos é um dos locais de mergulho mais interessantes no Brasil, por conta das suas paisagens naturais. 

O complexo possui três minas que somam 36 km de galerias alagadas por águas cristalinas de aproximadamente 40 metros de profundidade e de elevada temperatura (cerca de 27ºC).

Antigamente, elas produziam minério, mas quando pararam de funcionar, os dutos se alagaram e as transformaram em um paraíso de mergulhadores de cavernas.

Há vários vestígios preservados da época em que as minas estavam ativas, como trilhos, ferramentas e utensílios usados nas minas. No entanto, o local exige a certificação “Cave” para mergulhar.

5. Cânion do Xingó/SE

Sergipe abriga um dos cenários mais inusitados que só a caatinga brasileira pode oferecer, praticamente uma miragem.

Cânion do Xingó, é o quinto maior rio navegável do mundo, que se perpetuou no Velho Chico, com suas águas verdes e mornas cercadas por imensas paredes rochosas esculpidas pela natureza em tons de vermelho e cinza. 

Não é à toa que o local está entre os melhores para mergulho fluvial no Brasil, pois a paisagem é mesmo impressionante.

Para chegar lá, contrata-se o passeio de catamarã, que vai contando pelo trajeto a história da barragem para a construção da usina que resultou no cânion.

O Cânion possui 65 km de extensão, 170 metros de profundidade e 50 a 300 metros de largura. Suas formações rochosas possuem mais de 60 milhões de anos e muitas histórias, como a de Lampião ter se abrigado ali com o seu bando. 

Ali é possível se banhar nas piscinas naturais de 10 metros de profundidade para refrescar o calor intenso do sertão nordestino.

6. Serra da Bodoquena/MS

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, é outro dos melhores locais para mergulho fluvial no Brasil.

Toda a região é cortada por inúmeros rios, córregos cercados de fauna e flora exuberantes, fauna e flora, por entre cachoeiras e cavernas.

Os mergulhos costumam ser feitos nas águas rasas e cristalinas do Rio Betione, mas pode-se também apenas apreciar a bela paisagem ou tomar um banho nas águas.

Há várias trilhas para piscinas naturais e cachoeiras pelo caminho cercado da Mata Atlântica misturada ao Cerrado.

7. Pedra Roxa/ES

O município de Ibitirama está localizado a 220 km de Vitória, capital do Espírito Santo, bem na divisa com Minas Gerais, ao pé da Serra do Caparaó. 

É ali que ficam as cachoeiras de águas verdes e cristalinas de Pedra Roxa e o Parque Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país (2.892 metros de altitude). 

Já a cachoeira de Pedra Roxa fica dentro do Sítio da Onça, com entrada gratuita para a piscina natural cheia de peixes ornamentais.

O local é ainda pouco explorado, mas já está entre os favoritos dos mergulhadores, pelas suas belezas naturais.

E não são só as piscinas do local que fazem sucesso, mas trilhas em meio à natureza até os poços de águas calmas e cristalinas já são um espetáculo à parte, mesmo para quem não curte mergulhar.

8. Vale Encantado/MG

O Vale Encantado está dentro do Parque Nacional de Caparaó, só que em Minas Gerais. É uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, cheia de piscinas naturais e cachoeiras maravilhosas para banhos revigorantes. 

O local é formado pelo pelo encontro do Rio Preto com o Rio José Pedro, a uma altitude de 1.750 metros, e abriga a maior cachoeira do Parque Nacional de Caparaó, a Cachoeira Bonita, com uma queda d’água de 80 metros de altura.

Seus poços profundos de águas transparentes a tornam um dos melhores locais para mergulho fluvial do Brasil. 

Embora a região possua temperaturas amenas (19 e 22ºC), nos meses de junho e julho as temperaturas mínimas podem chegar até 4ºC negativos, e as águas ficam geladíssimas.

9. Jalapão (TO)

Dunas do Jalapão, localizada no Tocantins. (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Jalapão, no Tocantins, não podia ficar fora dessa lista dos melhores locais para mergulho fluvial no Brasil. 

O destino é um dos mais lindos do país não só para mergulho, mas também para quem adora praticar o ecoturismo.

Toda essa região possui paisagens exuberantes formadas por piscinas naturais de águas cristalinas, rios com cachoeiras, formações rochosas impressionantes, dunas, praias fluviais, grutas, cânions e até fervedouros.

Com toda essa biodiversidade não há como não incluir um destino como esse em um roteiro de viagem para mergulho. 

Só os fervedouros são um espetáculo à parte, com suas piscinas naturais onde não se pode afundar, apenas flutuar. É simplesmente espetacular a sensação!

Ótimos para relaxar, os fervedouros surpreendem os viajantes ao despertarem uma sensação muito única.

Anote na lista de lugares espetaculares para conhecer: o famoso Fervedouro do Ceiça. Por ser cercado de bananeiras, neste fervedouro as águas quentes e cristalinas refletem o verde com intensidade. 

Intensa também é a pressão, que de tão alta faz com que os visitantes flutuam com muita facilidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias