NOVA ALTA

Taxa de juros Selic sobe para 13,75% ao ano, anuncia Copom

Taxa básica de juros está no maior nível desde janeiro de 2017.

Taxa Selic também é conhecida como Taxa Básica de Juros da Economia. (Foto: Divulgação)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira (3), o aumento de 0,50 ponto na taxa básica de juros, com 13,75% no acumulado do ano. O informe do Copom também aponta que esta não foi a última alta do ano, mas considera que a pior fase do arrocho fiscal está passando.

O boletim Focus da última semana já trazia, na pesquisa semanal com analistas de mercado, a previsão de que a Selic deverá passar de 13,25% para 13,75% ao ano. O informe do Banco Central desta noite traz a expectativa quanto a novos reajustes.

“O Comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião. O Copom enfatiza que seguirá vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas. Nota ainda que a incerteza da atual conjuntura, tanto doméstica quanto global, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação”, apontou o Copom em nota.

O aumento segue o padrão das últimas reuniões. Na última delas, em 14 e 15 de junho, o Comitê também decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 13,25%.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias