PARÓQUIA DE RIBAMAR

Santuário de São José faz pré-festejo

O Festejo do Glorioso São José de Ribamar acontece de 1° a 25 de setembro.

Santuário de São José de Ribamar. (Foto: Reprodução)

Festejo do Glorioso São José de Ribamar acontece de 1° a 25 de setembro, mas devotos, fiéis e celebrantes participam do pré-festejo no Santuário do santo, como uma preparação e um chamado para os 25 dias de festa em honra ao santo, padroeiro do Maranhão.

A imagem peregrina de São José está visitando grupos, movimentos e pastorais na Paróquia. No último dia 22, a imagem esteve na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Raposa. “A Santa Missa foi presidida pelo padre Irailson Barbosa.

A imagem peregrina foi acompanhada de um grupo de devotos vindos do Santuário São José de Ribamar, incluindo a guarda de São José, terços dos homens e outros grupos”, informou a assessoria de comunicação da Paróquia.

Com o tema “Guardião da Comunhão e Protetor da Missão”, o festejo, do dia 1º ao dia 25 de setembro terá missas diárias às 9h, 11h, 15h, 17h e 19h, sendo que aos domingos haverá celebração também às 6h.

De acordo com o Padre Cláudio Roberto Santos Cruz, reitor do Santuário, o tema do festejo deste ano destaca a sinodalidade na vida e na missão da Igreja.

“A festa de são José de Ribamar apresenta-se, assim, como tempo oportuno de evangelização e de oração, de reflexão e de fé. Se Deus quiser, este ano, já com a pandemia bem atenuada, poderemos realizar todas as romarias e procissões que compõem o nosso grandioso festejo. Todos os dias teremos santas missas em diversos horários, bênçãos e consagrações. Todo o mês de setembro será a festa do padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar!”, disse o reitor.

No próximo dia 31 (quarta-feira), preparando a grande festa, representantes de todos os grupos e equipes farão a lavagem da igreja-santuário. Nesse dia, destaca-se a atuação de todas as equipes na escolha da data, do tema e na organização conjunta do nosso festejo. No dia 1º de setembro começa, de fato, o festejo.

Um dos momentos mais esperados pelos devotos é a Grande Romaria quando milhares de devotos de todas as partes do Maranhão acompanham o santo, da igreja N. S. Perpétuo Socorro, na Cohab, até o santuário de São José de Ribamar. Neste ano a Romaria será no dia 17 de setembro, e a missa de abertura será às 19h, na igreja N. S. Perpétuo Socorro.

As homenagens a São José de Ribamar, no Maranhão, iniciaram ainda no século XVII, quando se registra a fundação da cidade. “Quando os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família recebendo homenagem dos índios que viviam no lugar”, conta o pesquisador Antônio Miranda.

Porém, o primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias