Saída temporária do Dia dos Pais: 45 detentos não retornam aos presídios
No último domingo (10), 783 detentos deixaram o sistema penitenciário.
A Secretaria do Serviço Prisional (Seap) confirmou que 45 detentos que deixaram a unidade prisional do Maranhão não retornaram ao presídio após receberem benefícios de saída temporária no Dia dos Pais. Desse total, 36 são do Complexo Penitenciário de São Luís.
No último domingo (10), 783 detentos deixaram o sistema penitenciário, deveriam retornar até às 18h dessa terça-feira (16). Mas 45 deles não cumpriram a determinação. Os presos que não comparecerem dentro do prazo prescrito são considerados foragidos.
Este ano, a Justiça Maranhão autorizou a libertação temporária de 824 presos para o Dia dos Pais. Mas apenas 783 prisioneiros deixaram a prisão.
A autorização foi concedida pelo juiz titular Rommel Cruz Viégas da 1ª Vara de Execução Criminal da Comarca de São Luís e foi enviada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
Entre as exigências a serem cumpridas pelos beneficiados com a saída temporária estão recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares, entre outras determinações.
O magistrado também determinou que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comunicassem à VEP, até às 12h, do dia 26 de agosto, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.