ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Econométrica/O Imparcial: Brandão amplia vantagem, Weverton e Lahesio empatados tecnicamente

O atual governador manteve a liderança e ampliou a vantagem em seis pontos percentuais; Flávio Dino segue à frente na disputa pelo Senado.

Candidatos tem menos de um mês para conquistar eleitorado maranhense. (Foto: Reprodução/O Imparcial)

A segunda pesquisa de intenção de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, mostra que o atual governador Carlos Brandão manteve a liderança e ampliou a vantagem na disputa pelo governo do estado. A pesquisa também apontou para um empate técnico entre os candidatos Lahesio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes (PTB), e o senador Weverton Rocha (PDT).

O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto em São Luís e mais 58 cidades do Maranhão. Na disputa pelo Palácio dos Leões estão nove candidatos: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), e Weverton Rocha (PDT).

O candidato Frankie Costa, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), não esteve entre os candidatos pesquisados por ter confirmado a candidatura recentemente.

Resultados e comparativo

A segunda pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões mostrou que o atual governador, Carlos Brandão (PSDB), manteve a liderança e ampliou a vantagem, saindo dos 34,8% das intenções de voto para 40,7%, quase seis pontos percentuais a mais que no primeiro levantamento, realizado entre 19 e 22 de julho.

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada)

Pesquisa Estimulada para o governo do Maranhão. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Já na vice liderança permanece o empate técnico entre o senador Weverton Rocha e Lahésio Bonfim (PTB), prefeito de São Pedro dos Crentes. O pededista caiu mais de dois pontos percentuais, de 23,6% em julho para 21,4% nesta pesquisa. Já Lahesio continua com os mesmos 20,5% das intenções de voto.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), perdeu apenas um décimo do eleitorado entre as duas pesquisas, sendo escolhido por 7,5% dos questionados. O Professor Joás Moraes, recém ingresso na disputa ao governo, recebeu 1,1% das intenções do eleitorado maranhense.

Comparativo

Comparativo das das pesquisas Econométrica O Imparcial para o governo do Maranhão. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Enilton Rodrigues (PSOL) saiu de 1,0% para 0,1%, o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) caiu dos 0,5% para 0,3% das intenções, e Hertz Dias (PSTU) seria o governador para 0,1% dos pesquisados. 4,6% do eleitorado declarou que não sabem em quem vão votar ou não responderam à pesquisa, brancos e nulos somaram 3,8%.

Votos válidos

Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 44,4%, Weverton Rocha 23,4%, Lahésio Bonfim 22,4%, Edivaldo Holanda Júnior 8,1%, Prof. Joás Moraes 1,2%, Simplício Araújo 0,3%, e Enilton Rodrigues e Hertz Dias 0,1%. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Confrontos no 2º turno

Assim como a pesquisa Econométrica/O Imparcial realizada em julho, o levantamento de agosto também simulou três possíveis confrontos em um segundo turno para o governo do Maranhão.

No confronto entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 48% das intenções de voto (42,1% em julho) contra 32,1% para o senador do PDT (32,9% no primeiro levantamento). Não souberam ou não responderam contabilizaram 7,3%, votos nulos e brancos somaram 12,6%.

Se houver segundo turno na eleição para governador do Maranhão e os candidatos forem esses, em quem o sr(a) votaria? (CONFRONTOS)

Cenário Brandão x Weverton. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Num segundo cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 52,8% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 29,5%. Brancos e nulos foram 9,9%, não sabem/não responderam somaram 7,9%.

Cenário Brandão x Lahesio. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

No terceiro e último duelo simulado de segundo turno, o senador do PDT Weverton Rocha seria o vencedor com 40,6% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 33,3%. Brancos e nulos somaram 14,4%, não sabem/não responderam são 11,8%.

Cenário Weverton x Lahesio. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Rejeição

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também perguntou aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum – o índice de rejeição. Na pesquisa anterior, o governador Carlos Brandão teve o maior índice de rejeição entre os pesquisados (28,3%), posição que agora é ocupada pelo ex-prefeito de São Luís. Edivaldo Holanda Jr., com 26,9%.

O atual governador é agora o segundo mais rejeitado, com índice de 26,5%. Em seguida vem Weverton Rocha, que passou dos 28,3% para 25,8% de rejeição, mesmo percentual do candidato Lahesio Bonfim.

Se a eleição para Governador do Estado fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum? (REJEIÇÃO)

Índice de rejeição dos candidatos ao governo do MA. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Entre os menos rejeitados nesta pesquisa estão Simplício Araújo, com índice de 16,5%, empatado tecnicamente com Hertz Dias – 16,4%. Enilton Rodrigues seria rejeitado por 12% do eleitorado, e o Prof. Joás Moraes por 10,5%. Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 3,7%, e não sabem ou não responderam são 16,7%.

Senado

O levantamento do Instituto Econométrica/O Imparcial também perguntou aos eleitores em quem eles votariam para representar o Maranhão no Senado Federal. Estão na disputa seis candidatos, contando a saída do Pastor Bel (Agir 36) e a entrada de Ivo Nogueira, pelo Democracia Cristã.

Na corrida ao congresso o ex-governador Flávio Dino continua na liderança, passando dos 48,5% das intenções em julho para 52,4% em agosto. Ele é seguido pelo candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), que saiu dos 27,9% para 28,3% do eleitorado pesquisado.

Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria?

Pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal, no Maranhão. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

Antônia Cariongo (PSOL) tinha 0,4% e agora 0,9%, Ivo Nogueira recebeu 0,8% das intenções e Saulo Arcangeli (PSTU) passou de 1,1% para 0,3%. Os que não votariam em nenhum dos pré-candidatos ao Senado pelo Maranhão são 7,7%, enquanto 8,8% não sabem ou não responderam.

Rejeição para o Senado

Também foi perguntado nesta pesquisa em quais concorrentes ao Senado os eleitores jamais votariam. Nesse cenário, o ex-governador Flávio Dino também liderou com 27,7% de rejeição dos entrevistados, seguido de Antonia Cariongo, rejeitada por 26% do eleitorado.

Logo atrás vem Roberto Rocha, com índice de rejeição de 23,4%, Saulo Arcangeli, com 17,6%, e Ivo Nogueira, rejeitado por 11,9% dos pesquisados. Não votariam em nenhum destes somou 8,7%, e 16,9% não souberam/não responderam.

Pesquisa Econométrica

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.503 pessoas em 59 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 11 a 15 de agosto de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número MA-01087/2022.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias