mandiocultura em evidência

Liviomar Macatrão visita Jornal O Imparcial e anuncia Primeiro Festival da Farinha de São Luis 2022

O festival de mandiocultura acontecerá de 19 a 31 de agosto.

Da esquerda para direita: Célio Sérgio, Liviomar Macatrão, Anne Glauce Freire e Pedro Freire. (Foto: O Imparcial)

O secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – SEMAPA Liviomar Macatrão, visitou Jornal O Imparcial na tarde desta terça feira (16).

Durante a visita, foi recebido pelo Diretor-Presidente, Pedro Freire, a Gerente Administrativa, Patrícia Freire e o Superintendente de Produção, Celio Sergio. Na ocasião, conversaram sobre o próximo evento da SEMAPA, o primeiro Festival da Farinha de São Luís 2022 que
acontecerá do dia 19 a 31 de agosto

Com a intenção de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da zona rural de São Luís, com foco na mandiocultura, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realiza o Primeiro Festival da Farinha de São Luís, de 19 a 31 de agosto. 

Do dia 19 a 21 de agosto, a movimentação vai ser na Praça Vitória da Conquista, comunidade Coquilho 1, das 16h às 20h, 16 comunidades vão expor as farinhas d’água e seca e derivados da mandiocultura.

Liviomar Macatrão em visita Jornal O Imparcial. (Foto: O Imparcial)

Cada uma das comunidades apresentará, durante os três dias, produtos locais derivados da mandiocultura. Na ocasião acontecerá o concurso onde será escolhida a melhor farinha natural de São Luís. 

Até o dia 31 de agosto, o Festival também vai ocupar mercados municipais de São Luís. São eles: Central, Tulhas, Bairro de Fátima, Macaúba, Monte Castelo, Anil, Cohab, João Paulo e Vila Palmeira.

Nos mercados, os chefs de cozinha Rafael Bruno, Dolores Manzarra e Thanara Leão, que estão acompanhando todo processo do Festival, desde visitas às comunidades até a orientação técnica aos produtores, vão apresentar novas possibilidades de receitas com a farinha, por meio de aula show, sempre às 10h. 

“O Festival será uma vitrine para a produção dos polos de mandiocultura de São Luís, e o mais importante é que um profissional farinheiro irá classificar a farinha produzida e a classificação possibilitará o registro da farinha e a expansão de sua comercialização”, pontuou o secretário Liviomar Macatrão. 

Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – SEMAPA Liviomar Macatrão (Foto: O Imparcial)

MANDIOCULTURA 

Os polos de mandiocultura de São Luís produziram no ano de 2021, cerca de 522 toneladas de mandioca. Este ano, a previsão é de que a produção da mandiocultura chegue a 800 toneladas. 

A raiz dá origem a diversos produtos, mas aqui no Maranhão, a farinha é sem dúvida o principal deles. A farinha está presente na vida e na mesa do maranhense e tem até aquela máxima de que “maranhense raiz não recusa farinha”. A produção de farinha de mandioca e seus derivados é a base econômica de algumas famílias que moram nas comunidades da zona rural de São Luís – Temos de 250 a 300 mandiocultores, mas nem todos produzem farinha.  

Na zona rural de São Luís temos 10 casas de farinha e duas agroindústrias – uma instalada na Vila Conceição, região do Coquilho, que está em processo de requalificação e outra no cinturão verde. As casas de farinha estão instaladas em vários povoados, a exemplo de Laranjeira, Cabral Miranda, Cassaco, São Bruno, Arraial, Coquilho, Jacamim. 

A produção mensal de farinha de puba é de 5 toneladas, mas com capacidade de produção de 10 toneladas mensal. O distrito que mais produz as raízes de mandioca e macaxeira são: São Bruno e Mato Grosso, região do Coquilho 1. 

CAPACITAÇÃO 

No pré-Festival aconteceu a capacitação dos produtores. A Semapa firmou uma série de parcerias para capacitar os produtores, a exemplo da EMBRAPA que realizou o curso de “Boas práticas de manejo de mandiocultura”, na Agroindústria de Farinha, na vila Conceição, no Coquilho1. 

O Festival é um importante instrumento para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias