Confira os destaques do 1º debate entre os candidatos ao governo do Maranhão
Dos nove candidatos ao Palácio dos Leões, sete marcaram presença e apresentaram suas propostas para o estado.
No início da tarde desta quinta-feira (18) os candidatos ao Governo do Maranhão participaram do primeiro debate das eleições 2022, realizado pela Tv Difusora. Dos nove candidatos, sete participaram: Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Simplício Araújo (Solidariedade), Weverton Rocha (PDT), Hertz Dias (PSTU), Lahésio Bonfim (PSC), Frankle Costa (PCB) e Enilton Rodrigues (PSOL). Joás Moraes (DC) e Carlos Brandão (PSB) não compareceram.
Durante o debate na Difusora, que contou com a participação de 7 dos 9 candidatos (o candidato Joás justificou sua ausência devido problemas no deslocamento, e o candidato Brandão não deu justificativa).
Edivaldo Holanda Jr. (PSD)
O ex-prefeito de São Luís e candidato a governador do Maranhão pelo Partido Social Democrático (PSD), Edivaldo Holanda Júnior mostrou sua experiência como gestor municipal e resgatar os avanços de São Luís nos oito anos de sua gestão.
“Durante oito anos fui prefeito de São Luís, a maior cidade do nosso estado, que tem problemas tão complexos quanto o próprio Maranhão. Fiz muitas obras e gerei emprego e renda para a nossa população. Assim como fiz por São Luís vou fazer pelo Maranhão. Por isso, garanto que tenho a experiência necessária para trabalhar pelo estado e cuidar da nossa gente”, frisou Edivaldo em suas considerações finais.
“Tenho experiência necessária para trabalhar pelo Maranhão e cuidar da nossa gente”
Edivaldo Holanda Júnior
Ao longo do debate Edivaldo reafirmou que sua prioridade como governador será a geração de emprego e renda, destacando os programas Auxílio Maranhão, Emprego Já e Mais Indústrias, que serão suas três principais frentes de atuação como estratégia de governo para combater a miséria no estado.
Outra prioridade será a recuperação das estradas como parte do plano para promover o desenvolvimento do estado, que inclui ainda a ampliação do Porto do Itaqui. Quando questionado sobre educação, Edivaldo destacou que entre suas prioridades está o apoio aos municípios para que estes possam assegurar o aprendizado de crianças e jovens, corrigindo o problema da distorção idade-série.
Weverton Rocha (PDT)
O candidato ao governo do Maranhão pela coligação Juntos pelo Trabalho, Weverton Rocha (PDT), aproveitou para detalhar as suas propostas para o governo do estado.
“O nosso estado tem grande potencial de crescimento e de geração de emprego e renda. O que tem faltado é gestão e vontade de fazer. Eleito, irei trabalhar com afinco para que o nosso estado supere este momento tão difícil”, disse Weverton Rocha.
“O nosso estado tem grande potencial de crescimento e de geração de emprego e renda”
Weverton Rocha
“No primeiro dia de governo, eu irei retornar o programa Primeiro Emprego, da governadora Roseana. Também irei manter o programa Restaurante Popular e Escola Digna do Flávio. Eu irei criar o programa Segunda Chance para você, mulher acima de 40 anos, que tem dificuldade de voltar para o mercado de trabalho”.
“Eu, como governador, irei no primeiro dia de governo isentar todos os proprietários de moto de até 170 cilindradas, que já está aprovada no Congresso Nacional e só depende do estado aderir a ela. Como sempre, aqui, o governador não quer abrir mão de impostos, ele ainda não aderiu. ”
Weverton Rocha
Enilton Rodrigues (PSOL)
O candidato ao governo do Maranhão pela federação PSOL/Rede Sustentabilidade, Enilton Rodrigues em sua participação no primeiro debate realizado pela TV Difusora nas eleições de 2022, destacou alguns pontos que a legenda defende para o desenvolvimento do estado.
Enilton Rodrigues ao ser questionado sobre quais as ações serão implementas na cultura, o socialista ressaltou que vai propor um diálogo com todos os segmentos e representantes das mais diversas manifestações culturais que fazem parte da identidade cultural do Maranhão.
“O nosso governo a partir de janeiro de 2023 vai priorizar todas as estatais”
Enilton Rodrigues
Durante a sua participação, Enilton Rodrigues, também destacou a criação do Banco Popular do Maranhão que estará presente nos 217 municípios.
“Será um banco estadual que vai oferecer uma linha de crédito a todos os servidores públicos do Maranhão para que os mesmos possam financiar um carro, a casa própria ou outro bem de consumo com pagamento de juros acessíveis”, disse.
Enilton Rodrigues
De forma objetiva, Enilton Rodrigues defendeu ainda que em seu governo o processo de privatização das empresas estatais do Maranhão deverá passar por uma revisão. E citou como exemplo, a Companhia Abastecimento de Água e Esgoto do Maranhão (Caema), responsável pelo serviço de fornecimento de água e saneamento básico no estado.
Lahesio Bonfim (PSC)
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), falou sobre diversos temas e chamou atenção para o conflito de terra.
Além de responder com serenidade aos questionamentos dos seus adversários, Lahésio ainda aproveitou para fazer duras críticas ao governo Brandão, ao ex-governador Flávio Dino (PSB) e aos adversários que já tiveram relações com o atual grupo que comanda o Palácio dos Leões e que fazem parte da velha política.
O segundo debate com candidatos ao governo estadual na emissora acontece no dia 23 de setembro, às 19h.