Censo 2022: IBGE abre mais 25 vagas temporárias para o Maranhão
As vagas serão disponibilizadas para 11 cidades maranhenses; não será cobrado taxa de inscrição.
Nessa quinta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para o cargo de recenseador do Censo 2022. Serão disponibilizadas 25 vagas temporárias, em 11 cidades do Maranhão. As inscrições seguem abertas até segunda-feira (29).
As 11 vagas no Maranhão, estão distribuídas entre as cidades de Alcântara (1), Arari (1), Bacurituba (1), Governador Newton Bello (1), Itaipava do Grajaú (1), Lago do Junco (1), Olinda Nova do Maranhão (1), Paço do Lumiar (1), Santa Helena (8), São Raimundo do Doca Bezerra (1) e Turiaçu (8).
Conforme as orientações do IBGE, as inscrições de forma presencial serão realizadas nesta sexta-feira (26) e na segunda-feira (29). No edital, consta, por tanto, o local da inscrição e a distribuição das vagas por município.
A remuneração será efetivada de acordo com a produtividade do recenseador, conforme contratado, o recenseador recebe auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais.
O Censo 2022
O Censo 2022 será realizado com dois anos de atraso, visto que, estava programado para acontecer em 2020, o que não aconteceu em razão de cortes orçamentários e da pandemia da Covid-19.
Para o Censo deste ano, a coleta das informações para o Censo poderão ser feita também pelo telefone, ou caso, prefira, pelo autopreenchimento via internet, além além da coleta presencial.
O recenseador, toda via, deverá visitar o domicílio para que este recolha as informações e faça contato com o morador.
Sobre o Recenseador
Para ocupar a função de recenseador é exigido que o candidato tenha o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. A remuneração será por produtividade.
O cálculo envolve o setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
O IBGE disponibiliza um simulador de valores de remuneração para o recenseador. A previsão é que o trabalho de cada recenseador dure cerca de três meses, com uma carga horária mínima recomendada pelo IBGE de 25 horas semanais.
O candidato passa por um treinamento que será dividido em duas etapas: autoinstrucional, com a leitura prévia do manual do recenseador, e presencial, com duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias.
Aos que fazem a coleta de dados em setores censitários de povos e comunidades tradicionais, passam por mais um dia de treinamento.
Os candidatos que alcançarem pelo menos 80% de frequência no treinamento, nesta etapa, recebem uma ajuda de custo.