SERVIÇOS

Campanha “Agosto Lilás” encerra programação com ação, no bairro Anjo da Guarda

Evento será nessa terça-feira (30); Serão disponibilizados serviços como: mamografia, exame preventivo, testes rápidos, entre outros.

"Agosto lilás" é o mês dedicado ao combate à violência doméstica. (Foto: Reprodução)

Após extensa programação, a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) encerra a campanha “Agosto Lilás: Viver sem violência é direito de todas as mulheres”, com ação da Carreta da Mulher, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, nesta terça-feira (30).

Serão disponibilizados serviços como: mamografia, exame preventivo, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, além de palestras educativas, para as mulheres do bairro do Anjo da Guarda.

A atividade contará com parceria do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que irá oferecer a emissão de documentos como: carteira de identidade (1ª e 2ª via), Cartão do SUS, CPF e Carteira de Trabalho Digital.

O evento também irá contar com os serviços da Defensoria Pública que, na oportunidade, estará ofertando serviços de orientação jurídica em todas as áreas.

Itinerância

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros de São Luís e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Este ano, são 16 anos da Lei 11.340/06, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O Brasil foi o 18º da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias