Benefícios dos pets para o desenvolvimento infantil
As mudanças são perceptíveis nos âmbitos físicos, emocionais e morais.
Ter crianças em casa demanda de um cuidado muito peculiar, não somente mantê-las limpas e alimentandas mas auxiliá-las no crescimento e desenvolvimento.
Trouxemos um fator que pode te ajudar muito nesse quesito, o contato e convivência diária com um pet. O animal de estimação trás muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, até mais do que imaginávamos.
Noção e senso de responsabilidade, melhora a auto estima, desenvolvimento emocional e físico, fortalecimento do do sistema imunológico, estimula o cérebro e aguça os sentidos e muitos outros.
Todos esses benefícios foram confirmados pelo Pediatra Cláudio Rezende Araújo que complementa “o desenvolvimento cognitivo da criança é aumentado com a presença do pet, aumenta os níveis de empatia, o convívio diário aumenta o desenvolvimento emocional”, afirma o pediatra.
Senso de responsabilidade
As crianças não carregam muita responsabilidade em seus dias, apenas cumprem uma rotina baseada nas ordenanças de seus responsáveis, como acordar no horário, comer o que os pais podem possibilitar, manter seus brinquedos organizados, ir à escola e etc.
Mas poucos possuem esse senso de responsabilidade desde criança, e é muito importante para que durante seu crescimento, não seja difícil implementar na rotina.
Quando ensinadas desde cedo que animais de estimação são dependentes, vão aprendendo isso aos poucos na prática a partir da repetição de ações e orientação dos pais para o cuidado dos pets, compreendem que a vontade e necessidade do outro é importante, e cuidado com limpeza, alimentação, banhos e atenção para o pet.