×
Logo SimpleAds
BRK Maranhão

A importância do leiturista: profissional essencial no saneamento

O maranhense Jhonatan Pereira se destaca como leiturista.

O leiturista da BRK Maranhão Jhonatan Pereira há quatro anos exerce a função que é fundamental para as empresas de saneamento. (Foto: Reprodução)

Eles estão na linha de frente da prestação dos serviços de água e esgoto e desempenham um papel essencial para a eficiência desses serviços. Estamos falando dos leituristas, também conhecidos como agentes comerciais, profissionais que têm o seu dia celebrado no dia 20 de julho.

Diariamente, eles percorrem bairro a bairro, fazendo a medição individual do consumo de água e esgoto, e sanando as possíveis dúvidas dos clientes sobre os serviços de saneamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Raniere Siqueira, gerente comercial da BRK, alerta sobre dificuldades que os agentes em campo enfrentam, incluindo o aumento da violência: “Diariamente, nossos leituristas deparam-se com dificuldades para realizar a leitura, como cães bravos, a violência que vai desde ameaça à agressão física, e o difícil acesso ao medidor, como a existência de lixo e mato alto. Facilitar o acesso do profissional ao medidor, garante uma medição mais precisa do consumo.”

Jhonatan do Nascimento Pereira, 27 anos, trabalha na BRK há 4 anos e meio e é um leiturista “famoso”. Ele é atleta da BRASA (Seleção Brasileira de Futebol de Nanismo) e participou da Copa América Talla Baja, no Perú, em maio deste ano.

Jhonatan Pereira é atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Nanismo. (Foto: Reprodução)

Único maranhense na seleção, Jhonatan joga bola desde os 4 anos e saiu pela primeira vez do Brasil no dia 17 de maio, quando aterrissou em Lima, no Peru.

Na posição de fixo, que no futsal corresponde à atacante, atuou nos quatro jogos da seleção brasileira, com destaque para o passe do gol que levou o Brasil à sua primeira vitória contra o Marrocos. No jogo seguinte, houve empate entre Brasil e Paraguai e no terceiro jogo, deu Brasil contra a Guatemala.

O quarto e mais difícil jogo foi contra a Argentina, nosso rival também nas quadras e, mesmo sendo a favorita das seleções, o Brasil perdeu por 3×1, o que não apagou o brilho do nosso craque.

Quando perguntado sobre os próximos passos, Jhonatan já se anima dizendo que está participando do X1 (jogo um a um entre atletas) e acabou de ganhar um jogo contra um amigo de seleção, que é de Teresina, no Piauí. Agora ele se prepara para a Copa do Mundo de Nanismo, que tem sua primeira edição prevista para 2023.

“Foco, treino e não desistir, isso é o que faz a diferença. Caras maiores do que eu me perguntavam como eu iria ser jogador com a minha altura. Fui pesquisar o que eu tinha de possibilidade para mostrar meu talento e foi quando conheci a BRASA”, conta Jhonatan.

É essa determinação que ele traz para o seu dia a dia como leiturista na BRK Maranhão. “É um trabalho em equipe como um jogo, cada um precisa fazer o seu papel para que o time ganhe. Às vezes encontramos dificuldades em campo, mas não podemos deixar isso impedir o objetivo final da equipe” finaliza Jhonatan.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias
publicidade