SUCESSO JUNINO

Primeiro mês do São João no Maranhão supera expectativas com crescimento no turismo

São Luís recebeu mais de 129 mil visitantes só no mês de junho. Arraiais no mês das férias devem atrair ainda mais turistas e movimentar a economia local.

Foto: Divulgação.

Os dois meses anunciados para a realização do maior São João do Brasil no Maranhão já previam grande movimentação da economia, aumento do fluxo turístico e valorização da cultura e dos artistas locais.

O período pós-pandemia (embora a covid-19 ainda seja uma realidade) tem sido utilizado pelo governo do Estado para investir no evento cultural mais tradicional do Maranhão, e tem dado muito certo.

Só no primeiro mês do festejo junino foram aproximadamente 46 milhões de reais de retorno para a economia apenas com origem no turismo, que recebeu em São Luís mais de 129 mil visitantes, considerando apenas o mês de junho.

O governador Carlos Brandão comemorou os êxitos obtidos no período, e ressaltou o número de atrações. Em maior foram divulgadas 500 apresentações em dois meses, mas já foram quase 600 em 30 dias.

“As cidades foram inundadas por cores, danças e muita alegria. Quase 600 atrações, de diversas manifestações diferentes, se dividem por todo o Maranhão em apresentações que têm encantado não apenas os maranhenses, mas, principalmente, os turistas, que já garantiram uma taxa de ocupação nos hotéis em torno de 70%”, comemorou Brandão.

Crescimento do turismo

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), houve aumento de cerca de 40% na movimentação de clientes para o setor. Já nos postos de trabalho, o programa Mais Renda beneficiou 300 novos empreendedores com kits de equipamentos, auxílio de R$ 500 reais e capacitação.

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, também comentou sobre os resultados do evento mais tradicional do estado.

“Tudo tem sido como determinou o governador Carlos Brandão. E não tínhamos dúvida de que o São João do Maranhão seria um imenso sucesso, pois temos uma vasta riqueza cultural e muitas atratividades em nosso estado. Não é à toa que é o maior do Brasil. Até o fim de julho serão cerca de 800 atrações, gerando muito emprego, renda, uma grande movimentação na economia e no setor turístico”, avaliou Victor.

Com o mês de férias e festejo junino acontecendo até o fim de julho, o secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, conta com um fluxo turístico ainda mais expressivo até o encerramento do São João.

“A nossa expectativa é a de que nesses dois meses 450 mil turistas só no modal aéreo cheguem a São Luís. Isso tem movimentado fortemente a economia, empregando, dando trabalho e gerando renda. Todo o setor produtivo do turismo está ganhando muito”, disse Matos.

O São João do Maranhão, o maior do Brasil, segue até 31 de julho. O Arraial do Ipem acontece todos os dias, até o dia 10 de julho; no Shopping da Ilha as atrações seguem até dia 31, e no Convento das Mercês, de 21 a 24.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias