Maioria dos testes de Covid no Parque do Rangedor deram negativo
O serviço funcionará até o próximo sábado (9), com capacidade para realizar até 2 mil testes por dia.
No primeiro dia de funcionamento do drive-thru de testagem instalado no Parque do Rangedor, foram realizados 1.413 testes, sendo 1.038 (73,4%) negativos e 375 (26,5%) com resultados positivos.
O serviço funcionará até o próximo sábado (9), com capacidade para realizar até 2 mil testes por dia.
“A testagem está disponível para toda a população até sábado. Pode parecer um número expressivo de casos positivos, mas é importante destacar que, graças à vacina, grande parte das pessoas tem apresentado sintomas leves e o diagnóstico rápido ajuda no controle da transmissão. Seguimos acompanhando o cenário, que apresenta baixa taxa de internação e óbitos pela doença”, explica Aarão Neto, gerente de Planejamento da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
João Batista Sousa, de 36 anos, já tomou três doses da vacina e estava com sintomas gripais há dois dias. Para tirar a dúvida, resolveu vir testar. “A gente não sabe se é gripe ou Covid-19, então o melhor a fazer é se certificar. Para ter a certeza de que está tudo bem, preferi vir fazer o teste. Nunca tive Covid”, comenta.
O teste disponibilizado é o teste rápido, realizado por meio de swab nasal, com resultado dentro de 15 a 20 minutos. Para agilizar o atendimento, o serviço conta com três tendas e cerca de 40 profissionais.
Para fazer o teste, as pessoas devem apresentar documento com foto e o número do cartão do SUS. O atendimento funciona das 8h às 16h.
Vacinação no Pátio Norte Shopping
Uma ação de saúde iniciada no Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar, já imunizou mais de 160 pessoas contra a Covid-19. A vacinação acontece no espaço da praça de alimentação, das 17h às 21h, e vai até sábado (9).
Estão sendo disponibilizadas doses para a vacinação de todos os públicos, a partir de 5 anos de idade. A 4ª dose é voltada para o público com 30 anos ou mais, além de pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
Para a vacinação, é necessário apresentar documento com foto e carteira de imunização. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (SES).