Gripe no Maranhão

Hospitais atendem 270 pessoas por dia

A média diária é em relação às pessoas atendidas nas unidades da rede estadual de saúde.

Rede estadual atende em média 270 pessoas com síndromes gripais. (Foto: Reprodução)

Se você é daquelas pessoas que nos últimos meses não pegou o vírus da gripe ou não teve qualquer outra doença respiratória, considere-se um(a) felizardo(a).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou a O Imparcial que os atendimentos de síndromes gripais tiveram aumento no mês de junho, com média de 270 atendimentos por dia nas unidades da rede estadual, que são porta de entrada.

E o número geral de casos deve ser ainda maior, já que essa estatística se trata de atendimento apenas na rede estadual, sem contar a rede particular de saúde e a rede municipal. Entramos em contato com essas redes, mas não tivemos resposta quanto a esses atendimentos.

“Eles não falam, mas os ambulatórios estão cheios, e mesmo nas ruas a gente vê, muita gente gripada, resfriada, com virose, com Covid-19. Aumentaram muito os casos nos hospitais”, informou a enfermeira de uma unidade de saúde particular, que preferiu não se identificar.

Porém, de acordo com a FioCruz, em boletim divulgado no último dia 22, o Boletim InfoGripe Fiocruz sugere, com base nos registros de curto prazo (últimas três semanas), uma possível interrupção na tendência de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Apesar dos números permanecerem altos na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), os dados recentes apontam uma formação de platô no aumento de novos casos.

Além disso, os dados referentes aos resultados laboratoriais positivos nas últimas quatro semanas indicam amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta, representando 80,6% dos casos e 94% dos óbitos.

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 24 (período de 12 a 18 de junho de 2022), o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 20 de junho. 

“Em crianças e adolescentes, observa-se sinal de queda entre os grupos de 0 a 4 e 5 a 11 anos. Dados laboratoriais apontam que, no grupo de 0 a 4 anos, os casos seguem sendo fundamentalmente associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), embora também se observe presença relevante de Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e metapneumovírus”, diz o boletim.

Dentre os estados, o Maranhão apresenta sinal de estabilidade ou queda na tendência de longo prazo. Porém, segundo a atualização do boletim InfoGripe, São Luís merece atenção, pois 16 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, dentre elas, a capital maranhense, e ainda: Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Natal (RN) Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

“Das 27 capitais, uma está em macrorregião de saúde em nível pré-epidêmico (São Luís), outra em nível epidêmico (Palmas), 21 em macros em nível alto (Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória), quatro em nível muito alto (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio Branco), e nenhuma em nível extremamente alto”.

Drive-thru de testagem de Covid volta hoje

A SES informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) seguem como referência estadual para atendimento de urgência dos casos de síndromes gripais médios ou graves. Já os pacientes com sintomas leves devem buscar as unidades básicas de saúde dos municípios.

“Para a população que tem sintomas gripais, esta deve seguir as orientações do Ministério da Saúde que é o uso de máscaras, etiqueta respiratória, higienização correta das mãos e evitar contato com outras pessoas, seja por Covid-19 ou por outro vírus”, disse a SES.

Após o terceiro dia de sintomas a pessoa pode agendar a testagem pelo aplicativo do Procon-MA, acessando o site do Procon (www.procon.ma.gov.br), ou através da ligação ou WhatsApp do Disque Saúde (98 – 3190-9091).

Na modalidade virtual, o usuário deve aguardar confirmação sobre dia/horário do agendamento por e-mail. Ou pode se dirigir ao Drive-thru de testagem, no Parque do Rangedor, do dia 4 a 9 de julho, das 8h às 16h. A população deve apresentar documento oficial com foto e cartão SUS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias