O IMPERADOR

Ex-jogador Adriano ganha série documental baseado na sua vida e carreira

Segundo a Paramount, o documentário explora todo contexto de fama, dinheiro, sucesso, polêmicas e humildade por trás da vida de Adriano, o Imperador.

Adriano Imperador. (Foto: Divulgação/ Paramoutn Pictures)

Uma das figuras mais idolatradas do futebol brasileiro nos anos 2000, Adriano, o famoso Imperador, teve uma carreira meteórica e curta.

Jogador que misturava raras força e potência, com habilidade e faro de gol, marcou uma geração de amantes do futebol e teve uma carreira eternizada por grandes momentos e uma despedida melancólica e precoce dos gramados.

Essa trajetória do apelidado Didico é detalhada na série documental Adriano, Imperador, que estreou na última quinta-feira (21), na plataforma de streaming Paramount.6

A produção original tem três episódios e viaja desde a infância do craque, com fotos e um vasto acervo de gravações em VHS do tio de Adriano, até a carreira no futebol. Passando pelos melhores momentos dele, como a Copa América de 2004, e pelos piores, como a dolorosa perda do pai, Almir Ribeiro.

A série traz a visão não só de Adriano, mas de pessoas que o viram crescer. Da Vila Cruzeiro para o mundo, são entrevistados familiares e amigos do Imperador, mas também há espaço para falas de grandes figuras do futebol.

Aloísio Chulapa, Dejan Petkovic, Javier Zanetti, Léo Moura, Ronaldo Fenômeno e o ex-presidente da Internazionale de Milão Massimo Moratti dão depoimentos lado a lado com figuras como a mãe e a avó do ex-jogador.

Adriano acredita que é a obra que o mostra mais por completo. No documentário, ele tocou em assuntos que não havia falado em nenhuma entrevista ou relato.

“Vai ser bom para o mundo ver o que tem por dentro do Imperador. Como eu sempre disse, se o Adriano não tiver bem, o Imperador não vai estar”, reflete o ex-jogador. “A grande questão desse documentário é desvendar e traduzir o Adriano para as pessoas. Não no sentido de passar pano para nada, mas quando você se aproxima da pessoa e da família dela faz você ter outra visão”, acrescenta a diretora Susanna Lira. “Ele abriu a alma dele, a gente consegue ver o Adriano inteiro. Ele é complexo e fascinante”, completa.

O seriado explora das unanimidades às polêmicas do jogador. Fala de futebol, mas também é um relato pessoal e histórico.

A produção foca na vida e nos gols de um dos centroavantes mais importantes do futebol recente, mas acaba por relatar a realidade de milhões de jovens e crianças que encontram no futebol uma oportunidade de mudar a vida da família e quiçá de uma comunidade inteira.

“As pessoas perguntam muito o que o Adriano foi fazer na Vila Cruzeiro, nesta série elas vão saber”, afirma a diretora da produção.

A jornada do camisa 7 do Brasil na Copa do Mundo de 2006, recebe um ar de empatia como jamais antes. Adriano, Imperador foca nas conquistas e no carisma único do ex-atleta e dá uma perspectiva mais humana para os erros e acertos deste homem que mereceu o império que conquistou.

“É uma emoção muito grande poder ter chegado ao topo do futebol mundial. Um garoto que saiu da favela e conseguiu ser chamado de Imperador”, comenta Adriano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias