Apto à navegabilidade, Ferryboat José Humberto volta a operar
Portaria publicada pela Capitania do Portos constatou a aptidão da embarcação para fazer o traslado aquaviário.
Nesta segunda-feira (18), a reunião entre a Capitania dos Portos do Maranhão e o Governo do Estado resultou na Portaria Nº 87, de 18 de julho de 2022, publicada pela CP/MA, que constata a aptidão de navegabilidade do ferryboat José Humberto e garante o retorno à atividade, desafogando o Sistema de Transporte Aquaviário e dinamizando o translado entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe.
A ocasião contou com a presença do governador Carlos Brandão; do procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; do capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos no Maranhão, Alexandre Januário; e do presidente da MOB, Celso Henrique Borgneth.
“Recebemos uma decisão judicial que permite que o ferryboat José Humberto possa fazer a travessia do Cujupe para Ponta da Espera e vice-versa, permitindo que o povo da Baixada se desloque até São Luís e possa retornar à Baixada. E a luta continua, o Governo está recuperando mais dois barcos da empresa Serviporto para que, em breve, a gente possa ter mais serviços de qualidade, com segurança e conforto”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Celso Henrique Borgneth, destaca a relevância da embarcação na melhoria da prestação do serviço público.
“O Ferryboat José Humberto chega para que a gente possa aprimorar o sistema, com previsão de mais melhorias pela frente. Hoje, a Justiça Federal colocou, através de uma nova portaria pela Capitania dos Portos, a liberação da embarcação para voltar ao sistema”, afirmou o presidente da MOB.
Na oportunidade, o capitão dos Portos do Maranhão, Alexandre Roberto Januário, reafirmou as condições de navegação com segurança do ferryboat, verificadas tanto pela Marinha, quanto confirmadas por decisão judicial.
“A gente conseguiu demonstrar que a competência nossa aqui da Marinha imperou, sempre primando pela segurança do tráfego aquaviário. Então, houve uma decisão favorável do juiz federal do Estado, na qual ratificou esse entendimento. Publicarei uma portaria na qual ratifico uma decisão favorável ao entendimento de que a navegação do Ferryboat José Humberto tem condições de ser realizada com segurança”, frisou o capitão.
Ferryboat José Humberto
A embarcação tem espaços climatizados e também para pessoas com deficiência, dando mais conforto para os passageiros. O equipamento entrou em atividade para desafogar o Sistema de Transporte Aquaviário e dinamizar o translado entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe.