Weverton lidera corrida para o governo do estado
Senador aparece com boa vantagem na pesquisa O Imparcial/Exata em diversos cenários no 1º turno, com maioria das intenções de voto contra Carlos Brandão.
A segunda pesquisa O Imparcial/Exata para o governo do Maranhão, aponta o senador Weverton, do PDT, como líder nas intenções de voto para eleição de 2022, a pesquisa foi realizada entre 05 e 09 de junho pelo Instituto Exata. Com a desistência do deputado federal, Josimar de Maranhãozinho (PL), que vai concorrer a reeleição à Câmara Federal e do senador, Roberto Rocha (PTB), que vai concorrer a reeleição ao senado, os números para o cenário eleitoral tanto para o governo do estado quanto para o senado sofreram alterações.
Em um cenário com todos os pré-candidatos a governador que até o momento estão mantendo o seu nome na corrida eleitoral para o cargo mais importante do executivo maranhense, na pesquisa estimulada, Weverton tem 29% das intenções de votos, o vice governador Carlos Brandão (PSDB) tem 24%, o prefeito de São Pedro dos Crentes Lahésio Bonfim (PTB) aparece em terceiro lugar com 14%, seguido pelo ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD) com 11%.
Já o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) tem 2%, Hertz Dias (PSTU) tem 1% e Enilton Rodrigues (PSOL) tem 0%; Outros 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.
Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria?
Em um segundo cenário, em que apenas quatro nomes estão na disputa, Weverton se
mantém em primeiro lugar e aparece com 31% das preferências de votos; Carlos Brandão tem 25%; Lahésio Bonfim com 14% e Edivaldo Holanda Júnior, 12%. Não sabem ou não responderam, 12% e 6% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.
Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria?
2º Turno
O Instituto Exata também simulou uma eleição no primeiro turno entre Weverton e Carlos Brandão. Neste cenário, Weverton teria 43% e Brandão, 37%. Os que votariam branco ou nulo seriam 11% e 9% não sabem ou não responderam.
Também foi simulado um embate em um eventual segundo turno com um possível confronto entre Weverton com 52% e Lahésio Bonfim 24%. Os que votariam branco ou nulo seriam 11% e 13% não sabem ou não responderam.Já a simulação de um embate em possível segundo turno entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, o atual governador aparece com 47% e o prefeito de São Pedro dos Crentes, figura com 27%. Os que votariam branco ou nulo seriam 12% e 14% não sabem ou não responderam.
Em um eventual segundo turno, em quem o sr(a) votaria para governador se a disputa fosse entre:
Em um outro cenário, em um eventual segundo turno entre Weverton Rocha e Edivaldo Holanda Jr, o senador pedetista aparece com 55% das intenções de voto contra 20% do ex-prefeito de São Luís. Os que votariam branco ou nulo seriam 13% e 12% não sabem ou não responderam.
Se a disputa em um eventual segundo turno ocorresse entre Carlos Brandão e Edivaldo Holanda Jr, o atual governador do Maranhão aparece com 49% das intenções de voto contra 23% do ex-prefeito de São Luís. Os que votariam branco ou nulo seriam 15% e 13% não sabem ou não responderam.
Rejeição
O Instituto Exata também perguntou dos pré-candidatos “Em quem você NÃO votaria de jeito nenhum?” para avaliar o índice de rejeição. A pesquisa revelou que: Simplício Araújo aparece com 26%; seguido por Edivaldo Holanda Jr. 23%; Hertz Dias com 20%; Carlos Brandão com 17%; Enilton Rodrigues com 16%; Weverton Rocha com 15%; e Lahésio Bonfim com 14%. Votaria em todos aparece com 35%, Não votaria em nenhum com 17% e não sabem ou não responderam 11%.
Senado
Também foi simulado na pesquisa estimulada um cenário das eleições para senador, no qual o ex-governador Flávio Dino (PSB) lidera com ampla vantagem 51%; seguido pelo senador Roberto Rocha (PTB) com 26%; Pastor Bel (Agir 36) com 5%; Paulo Romão (PT) com 2%; Saulo Arcangeli (PSTU) com 1%; Antônia Cariongo (PSOL) com 1%. Já os que votariam branco ou nulo seriam 7% não sabem ou não responderam tem 7% também.
As eleições para senador acontecem em outubro deste ano, mas, se fossem hoje, em qual desses candidatos você votaria?
Nesta pesquisa, foram ouvidas 1451 pessoas em todo o estado, no período de 05 a 09 de junho de 2022, com uma margem de erro de 3,28 para mais ou para menos e confiabilidade de 95%, e registro no TSE como MA-04453/2022.