PREPARAÇÃO

Vai começar o festejo de São João Batista

Para a programação religiosa estão previstos: Santo Terço, Novena e Ladainha, começando às 18h30; Santa Missa, às 19h30; e o arraial junino, que se inicia às 21h.

Paróquia de São João Batista, localizada no centro de São Luís. (Foto: Reprodução)

Começa amanhã, quarta-feira, dia 15, o festejo de São João Batista. E no último sábado, houve mutirão de limpeza da igreja, feito por paroquianos e devotos, como preparação para receber os fiéis, a programação litúrgica e as tradicionais apresentações juninas no Largo.

Do dia 15 ao dia 24 estaremos celebrando, estaremos no festejo do nosso padroeiro São João Batista. E quando a gente vai fazer festa precisa limpar a casa. Então estamos dando uma geral na casa de Deus preparando bem nosso espaço para celebrar São João Batista. Nosso mutirão foi um sucesso, estamos preparados para receber os devotos”, disse Padre Antônio José, pároco da igreja.

Tradicionalmente a Paróquia de São João Batista (Centro), a paróquia São João Batista de Vinhais (Vinhais Velho), dentre outras, festejam o seu padroeiro, no período de 15 a 24 de junho.

Ao longo dos dias, para a programação religiosa, estão previstos: Santo Terço, Novena e Ladainha, sempre começando às 18h30; Santa Missa, às 19h30; e o arraial junino, que se inicia às 21h.

O ponto alto das comemorações juninas acontece no próximo dia 24, dia de São João Batista, santo padroeiro dessas paróquias e o grande reverenciado nos festejos do mês de junho, em todo o país.

(Foto: Reprodução)

Na paróquia do Centro, todos os dias tem a adoração ao Santíssimo, às 18h acontece a missa e depois as atrações do largo. Este ano o tema da festa é: Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo

Além da referência ao mês de junho, a festa junina (que também pode ser chamada de joanina) é uma comemoração popular realizada em homenagem a São João, que no Maranhão divide com outros três santos as festividades do mês. Santo Antônio (13), São Pedro (29) e São Marçal (30) estão inseridos no folclore maranhense.

Conforme as escritas bíblicas, São João Batista foi o precursor de Jesus e batizou o filho de Deus nas águas do Rio Jordão.

(Foto: Reprodução)

Além disso, ele foi o responsável pela conversão de milhares de pessoas através do batismo. Dentro da tradição religiosa, São João tem uma reverência especial, pois São João Batista é único santo que a Igreja celebra o nascimento e o seu martírio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias