VIDA E SAÚDE

Segundo estudo, tomar café reduz risco de lesão renal aguda

O risco para quem consome a bebida todos os dias, têm uma margem de 15% menor de apresentar uma lesão renal aguda, aponta o estudo.

O resultado do estudo foi publicado em 5 de maio na revista Kidney International Reports. (Foto: Reprodução)

Se você precisa de outro motivo para não deixar de tomar café, um estudo recente de pesquisadores da Johns Hopkins Medicine revelou que consumir pelo menos uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de lesão renal aguda (LRA) quando comparado aos que não tomam café.

Os resultados, publicados em 5 de maio na revista Kidney International Reports, mostram que aqueles que bebiam qualquer quantidade de café todos os dias tinham um risco 15% menor de ter uma lesão renal aguda, com as maiores reduções observadas no grupo que bebia de duas a três xícaras por dia (um risco 22%–23% menor).

“Já sabemos que beber café regularmente tem sido associado à prevenção de doenças crônicas e degenerativas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas”, diz o autor correspondente do estudo, Chirag Parikh, MD, Ph.D., diretor da Divisão de Nefrologia e professor de medicina na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

“Agora podemos adicionar uma possível redução no risco de IRA à crescente lista de benefícios para a saúde da cafeína”, completou.

A lesão renal aguda, conforme descrito pela National Kidney Foundation, é um “episódio repentino de insuficiência renal ou dano renal que ocorre dentro de algumas horas ou alguns dias”. Isso faz com que os resíduos se acumulem no sangue, tornando difícil para os rins manter o equilíbrio correto de fluidos no corpo.

Os sintomas da LRA diferem dependendo da causa e podem incluir: pouca urina saindo do corpo; inchaço nas pernas e tornozelos e ao redor dos olhos; fadiga; falta de ar; confusão; náusea; dor no peito; e em casos graves, convulsões ou coma.

O distúrbio é mais comumente visto em pacientes hospitalizados cujos rins são afetados por estresse e complicações médicas e cirúrgicas.

Usando dados do Atherosclerosis Risk in Communities Study, uma pesquisa em andamento sobre doenças cardiovasculares em quatro comunidades dos EUA, os pesquisadores avaliaram 14.207 adultos recrutados entre 1987 e 1989 com idade média de 54 anos.

Os participantes foram entrevistados sete vezes ao longo de um período de 24 anos quanto ao número de xícaras de café que consumiam por dia: zero, um, dois a três ou mais de três. Durante o período da pesquisa, foram registrados 1.694 casos de lesão renal aguda.

Ao levar em conta características demográficas, status socioeconômico, influências de estilo de vida e fatores dietéticos, houve um risco 15% menor de LRA para os participantes que consumiram qualquer quantidade de café versus aqueles que não consumiram.

Ao ajustar para comorbidades adicionais , como pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), diabetes, uso de medicação anti-hipertensiva e função renal, os indivíduos que bebiam café ainda tinham um risco 11% menor de desenvolver LRA em comparação com aqueles que não bebiam.

“Suspeitamos que a razão do impacto do café no risco de LRA pode ser que os compostos biologicamente ativos combinados com a cafeína ou apenas a própria cafeína melhorem a perfusão e a utilização de oxigênio nos rins”, diz Parikh. “Boa função renal e tolerância à LRA — depende de um suprimento constante de sangue e oxigênio.”

Segundo Parikh, Mais estudos são necessários para definir os possíveis mecanismos de proteção do consumo de café para os rins, especialmente no nível celular.

“A cafeína foi postulada para inibir a produção de moléculas que causam desequilíbrios químicos e o uso de muito oxigênio nos rins”, explica ele. “Talvez a cafeína ajude os rins a manter um sistema mais estável.”

Parikh e seus colegas observam que aditivos de café, como leite, meio a meio, creme, açúcar ou adoçantes também podem influenciar os riscos de LRA e justifica uma investigação mais aprofundada. Além disso, os autores afirmam que o consumo de outros tipos de bebidas cafeinadas, como chá ou refrigerante, deve ser considerado como um possível fator de confusão.

Outros pesquisadores envolvidos neste estudo incluem Emily Hu, Elizabeth Selvin e Josef Coresh da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health; Morgan Grams da Escola de Medicina Johns Hopkins; Casey Rebholz da Johns Hopkins Medicine and Bloomberg School of Public Health; Kalie Tommerdahl e Peter Bjornstad do University of Colorado Anschutz Medical Campus e Lyn Steffen da University of Minnesota School of Public Health.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias