GIL É GIL

No Google: Gilberto Gil ganha museu virtual com gravações históricas

O museu digital é uma homenagem à vida e à obra do artista. Disponível em português e espanhol, essa é a primeira retrospectiva de uma artista brasileiro vivo na plataforma global.

O museu digital é uma homenagem à vida e à obra do artista. (Foto: Reprodução)

No ano em que completa 80 anos de idade e tornou-se um imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil ganhou uma mostra digital na plataforma Google Arts & Culture, intitulada O ritmo de Gil.

A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira (14) durante o Google for Brasil, em São Paulo, evento em que a gigante da tecnologia apresentou uma série de ações previstas para os próximos meses em cultura, economia, capacitação profissional, entre outros.

O museu digital é uma homenagem à vida e à obra do artista. Disponível em português e espanhol, essa é a primeira retrospectiva de uma artista brasileiro vivo na plataforma global.

O acervo conta com mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de vídeos e gravações históricas digitalizadas. Entre elas está um disco nunca lançado, gravado em 1982 em Nova York, que acabou perdido na volta do cantor ao Brasil.

O álbum perdido foi encontrado pelos pesquisadores Chris Fuscaldo e Ricardo Schott durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais. Gravações inéditas de Gilberto Gil, como a música You need love, poderão ser ouvidas, além de conhecer o contexto de sua produção.

O acervo conta com documentos, fotos e vídeos da carreira do artista mostrando como a trajetória  dele influenciou a cultura brasileira e o cenário musical global. A coleção explora Gilberto Gil em três partes: a música, o homem e a influência internacional.

“É uma grande coleção que espero que seja bem recebida por todos, que possa ajudar no avanço e compartilhamento do meu trabalho”, disse Gil. “Vai abranger todo o campo de manifestação do Gilberto Gil em todas as áreas de atuação.”

A coleção traz seções dedicadas à música de Gilberto Gil, que reúnem a discografia dele e oferecem um passeio pela trajetória artística. Nelas, também será possível reviver a história do baiano com as composições e a íntima relação com o violão e a sanfona, instrumentos favoritos do tropicalista.

O homem: momentos que fizeram Gil

A coleção terá seções dedicadas à biografia do artista, desde a infância, passando pela adolescência com detalhes de como os pais de Gil foram importantes para carreira dele, até quando tomou posse como imortal da ABL pela contribuição para a literatura brasileira.

Com fotos e retratos íntimos de família, essa é uma janela para o início da vida de um dos músicos mais influentes do mundo.

Gil: o artista global

Em registros raros, essa coleção mostra como Gil é um artista completo e global, como seu talento impactou a cultura brasileira e como isso o aproximou de outros grandes artistas nacionais e internacionais.

O museu digital já está disponível. Confira clicando aqui

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias