CENSO 2022

Inscrições para o processo seletivo de recenseadores terminam nesta quarta-feira (15)

Só para o Maranhão, serão ofertadas mais de 60 vagas. A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo site do IBGE.

O órgão disponibilizou 25 vagas temporárias para o senso 2022.(Foto: Divulgação)

As inscrições para o processo seletivo do Censo Demográfico 2022 se encerram nesta quarta-feira (15). São mais de 48 mil vagas para recenseadores espalhadas por todo o Brasil. Só para o Maranhão, serão ofertadas mais de 60 vagas.

Não haverá taxa de inscrição e os candidatos interessados, deverão somente acessar o Portal do IBGE e preencher o formulário virtual para realizar a inscrição.

Processo de seleção

O nível de escolaridade mínimo requisitado é o ensino fundamental completo. A seleção para o processo não conta com a aplicação de provas. Será feita análise curricular. A taxa de inscrição não será cobrada. A previsão de duração do contrato do recenseador é de até três meses.

Remuneração

A remuneração de um recenseador varia de acordo com a carga horária de trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa do valor a receber pelo simulador disponível no site do Censo.

O trabalho do recenseador não requer uma jornada diária fixa. Considerando a recomendação de no mínimo de 25 horas semanais e respeitando os melhores momentos para fazer contato com os domicílios, o candidato a vaga poderá definir seus horários de trabalho. 

Qual a função do recenseador

O Recenseador do IBGE é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com o moradores. Em contato direto com o público, ele basicamente representa o Instituto para a sociedade. Além disso, o cargo possui outras importantes funções, sendo elas:

  • Cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta;
  • Apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá;
  • Zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos;
  • Participar de treinamentos;
  • Preservar o sigilo das informações;
  • Respeitar todo arcabouço legal e ético inerente à função bem como denunciar todo e qualquer tipo de fraude;
  • Devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos.

Vale lembrar que o trabalho do Recenseador do IBGE é supervisionado pelo Agente Censitário Supervisor e pelos sistemas de gerenciamento e controle da coleta. Já para realização de sua coleta, o Recenseador receberá apoio material (mapa, DCM..) e financeiro (ajuda de treinamento).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias