Vagas

IBGE abre inscrições no MA para a contratação temporária de recenseadores

Os interessados devem acessar o Portal do IBGE e fazer a inscrição por meio do formulário virtual.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. (Foto: Reprodução)

Nessa quinta-feira (9), foram abertas 68 vagas para contratação temporária recenseadores do Censo 2022, para atuarem no Maranhão. As inscrições para o processo seletivo simplificado complementar (PSS) foram abertas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vagas são para nível fundamental completo, e as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15), sem cobrança de taxa. Os interessados devem acessar o Portal do IBGE e fazer a inscrição por meio do formulário virtual.

LEIA MAIS: IBGE abre novo concurso para 48,5 mil vagas de recenseador

A contratação é temporária, e a previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.Segundo o IBGE, a seleção dos recenseadores será feita por análise curricular.

A divulgação do resultado final dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho.

De acordo com o edital, o recenseador deve ter uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. E, todos os selecionados passarão por um treinamento obrigatório, antes do início da coleta do Censo.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.

Ao todo, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários em todo o Brasil para trabalhar no Censo. Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho.

Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril, por isso, o IBGE realiza agora o processo complementar.

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias