Canjica doce, cremosa e salgada! Conheça 3 receitas fáceis
Na lista abaixo, você conhece três receitas de canjica para testar na cozinha.
Mingau de milho, curau, mugunzá, canjica… Não interessa como você chama, o que importa mesmo é o sabor delicioso da mistura de grãos de milho com leite, manteiga… E o que mais você quiser!
Comida tradicional das festas juninas, esse prato vai bem em qualquer época e aceita os mais variados sabores em seu preparo. De paçoca à linguiça, é só escolher o que vai complementar a sua canjica e partir para a cozinha. Na lista abaixo, você conhece três receitas de canjica para testar na cozinha.
Canjica tradicional
Ingredientes
- 1 xícara e meia (chá) de milho para canjica
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida (lata) de leite
- canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Deixe o milho de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Escorra a água e leve o milho ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela. Tô aqui bem na dúvida se prefiro ela quentinha ou gelada!
Canjica simples e cremosa
Ingredientes
- 500 g de milho branco para canjica
- 1 pau de canela
- 6 cravos-da-índia
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 600 g de açúcar (ou a gosto)
- 250 ml de leite de coco (opcional)
Modo de preparo
Deixe o milho de molho em água de véspera. Escorra o milho e descarte a água do molho.
Coloque o milho em uma panela de pressão e cubra com bastante água. Junte a canela e os cravos e deixe cozinhar por 1 hora ou até o milho estar bem cozido. Junte o leite, o leite condensado, o açúcar e o leite de coco se estiver usando. Deixe cozinhar outra vez por mais 30 minutos ou até engrossar a gosto. Sirva quente ou fria. Eu só gosto bem quentinha.
Dicas/substituições
Sirva com amendoim torrado e picado ou com coco fresco ralado se gostar.
Canjica salgada com calabresa
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de milho para canjica
- 1 litro de água
- 1 fio de azeite
- 1/2 cebola picada
- 2 tomates picados
- 1 dente de alho picado
- 3 linguiças calabresas do tipo fininha
- 1 xícara de chá de extrato de tomate
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha a gosto
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Reúna todos os ingredientes. Em um recipiente, deixe a canjica de molho por cerca de 12 horas. Passado o tempo, transfira para uma panela de pressão, adicione a água, feche a panela, deixe pegar pressão, conte 20 minutos e desligue o fogo. Retire a pressão, escorra a água e reserve a canjica. Em outra panela média, esquente um fio de azeite e refogue a cebola até dourar. Acrescente os tomates, o alho, a linguiça e refogue até o tomate começar a desmanchar. Junte a canjica cozida, o extrato de tomate, um pouco de água (caso precise), misture e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até ficar bem mole. Finalize com o sal, a pimenta, a salsinha e misture bem. Polvilhe o queijo parmesão por cima e sirva. Bom apetite!
Informações adicionais
Você pode usar carne seca ou frango desfiado ao invés de calabresa, para versões diferentes. Fica delicioso servir com cuscuz no estilo nordestino, como se fosse uma “farofa”, pois, ele abraça a cremosidade da canjica muito bem!