RELEVÂNCIA CULTURAL

Biblioteca Benedito Leite realiza evento “Amigo da biblioteca” e homenageia O Imparcial

O diretor-presidente do jornal O Imparcial, Pedro Freire, foi um dos homenageados no evento.

Biblioteca Benedito Leite homenageou servidores e instituições ativas na colaboração com a instituição. (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao 191° aniversário da Biblioteca Pública Benedito Leite, aconteceu na tarde de terça-feira (21) o evento anual “Amigo da Biblioteca” que homenageia servidores e instituições ativas na colaboração com a biblioteca.

Pedro Freire diretor-presidente do jornal O Imparcial foi um dos homenageados no evento, e durante o discurso da diretora geral da biblioteca, Aline Carvalho, destacou quão importante o jornal O Imparcial é para a história da biblioteca.

Segundo a diretora da biblioteca, O Imparcial é a maior coleção de jornal impresso do acervo, e por isso agradeceu a colaboração do veículo, que encaminha diariamente um exemplar impresso das notícias do estado.

Projetos

Possui duas bibliotecas digitais, uma em PDF de obras raras que contém mais de 4.000 documentos e outra lançada em janeiro deste ano de e-books em áudio, possível a partir de parceria com editora toca livros totalizando 50.000 títulos disponíveis gratuitamente.

Neste ano de 2022, 2 bibliotecas foram entregues em áreas indígenas, uma no município de Grajaú e outra em sítio novo totalizando 103 bibliotecas entregues em vários municípios maranhenses desde 2017 a partir do sistema estadual de bibliotecas.

Com livros de todos os gêneros para adultos e crianças, escritores maranhenses e estrangeiros, didáticos e literários, foi necessário se reinventar durante a pandemia e distanciamento social, a biblioteca recebe visitantes de todo estado e várias partes do Brasil, e não poderia encerrar suas atividades durante essa época tão difícil para a população.

Aline conta como foi lidar com o público que visitava a Biblioteca , para não se distanciarem da leitura, com isso foi necessário ações nas redes sociais para reformular em seus acessos e conquistarem ainda mais os leitores

Surgiu então alguns projetos nas redes sociais, como “autores maranhenses e suas obras” esse enfoque só foi possível pois a biblioteca é um verdadeiro acervo de conteúdo maranhense.

Campanha “Qual livro você está lendo” que durou 77 dias ininterruptos e envolveu vários municípios, setores públicos, e diversidade de público, adquirindo em torno de 110.000 acessos nas redes sociais.

Terça do cordel foi outro projeto sediado pela biblioteca que deu visibilidade para cordelistas de todo Maranhão. Muitas outras bibliotecas serão entregues e projetos estão sendo elaborados para que a Biblioteca Benedito Leite continue promovendo apoio à leitura no Maranhão.

Em breve será lançado o aplicativo da biblioteca Benedito leite que permitirá o usuário acessar seus dados contidos na carteirinha, pesquisar sobre na biblioteca e acessar as obras que desejarem.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias